Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO TEIXEIRA DA SILVA

DISCENTE: RICARDO TEIXEIRA DA SILVA
DATA: 26/11/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/hyb-obqn-ebt

DIREITOS HUMANOS À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT:  UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Direitos Humanos. Educação Superior. Concepções docentes. Hannah Arendt.

Os Direitos Humanos constituem um dos principais desafios do século XXI. A racionalidade capitalista, em seu estágio mais severo, pauta sua ideologia sob um viés individualista, competitivo e exploratório. O que faz dos Direitos Humanos direitos universais não pode se alicerçar no simples reconhecimento jurídico, menos ainda em adaptações ideológicas. Nesse espaço contextual utilizaremos, a priori, três categorias centrais do pensamento de Hannah Arendt, quais sejam: a singularidade, a pluralidade e a mentalidade alargada; estas categorias manifestam-se dentro de um quadro maior onde estão inseridos os Direitos Humanos frente a realidade da existência da banalização da maldade e da ausência de direitos. Apontamos a educação em Arendt, como um instrumento para desenvolver a ação, por meio do exercício do pensar. Essa educação pode acontecer nos espaços formais e não formais, mas a escola, em sentido lato, é o locus cujo fim próprio está intimamente ligado com o desenvolvimento das pessoas. A educação superior será nosso ambiente de pesquisa, especificamente nos cursos de formação de formadores, considerando a capilaridade destes cursos na projeção da educação para os direitos humanos. Assim, nosso problema de pesquisa delimita-se em buscar quais são as concepções dos docentes das licenciaturas sobre os Direitos Humanos, a partir das categorias arendtianas. Nosso objetivo geral será analisar as concepções dos docentes dos cursos de licenciatura numa Instituição pública, a Universidade Federal do Amapá - Unifap, sobre os Direitos Humanos, considerando os conceitos de singularidade, pluralidade e mentalidade alargada em Hannah Arendt. De modo específico, objetivamos três aspectos distintos: [1] elaborar a concepção arendtiana de Direitos Humanos, a partir das as três categorias estabelecidas, a priori; [2] refletir sobre a docência na educação superior, especialmente no que diz respeito à atuação e influência dos docentes no processo formativo da educação em/para os Direitos Humanos no contexto contemporâneo; [3] compreender as concepções dos docentes da Unifap, à luz dos Direitos Humanos em Hannah Arendt. Metodologicamente, este estudo terá como instrumento o questionário aberto, cuja abordagem será qualitativa, a partir da análise de conteúdo. Esperamos que o conhecimento produzido por este estudo possa mapear as concepções docentes para contribuir com o necessário alargamento de visão no que concerne ao debate sobre os Direitos Humanos no âmbito dos docentes das licenciaturas, da comunidade acadêmica e, por conseguinte,da sociedade.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Presidente - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - IVAN HENRIQUE DE MATTOS E SILVA - UNIFAP