Banca de QUALIFICAÇÃO: ORLEANS SILVA SOUSA

DISCENTE: ORLEANS SILVA SOUSA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/apt-ccow-shj

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NO CONTEXTO GLOBAL (2013 – 2019)

Internacionalização. Educação Superior. Região Norte

As discussões em torno da internacionalização na atualidade, especificamente no contexto brasileiro, expõem um conjunto de contradições, sobretudo, no tocante à redefinição das funções da universidade, enquanto espaço de produção do conhecimento. É no âmbito desse debate, que se propõe esta pesquisa, cujo objeto refere-se à Política de Internacionalização da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com recorte temporal que envolve o período de 2013 a 2019. Trata-se de um estudo que remonta a própria origem dessa universidade, situada na Amazônia, na Região Norte, que na última década, vem sendo convocada para se colocar em evidência no cenário internacional. Nesse contexto, constituiu-se o seguinte problema de pesquisa: De que maneira vem se estruturando a política de internacionalização da Universidade Federal do Amapá, considerando suas adesões e resistências às formas de internacionalização apresentadas pelo Estado, por meio de seus agentes reguladores? Objetivou-se analisar a política de internacionalização da UNIFAP, considerando suas adesões e resistências às formas de internacionalização apresentadas pelo Estado brasileiro por meio de seus agentes reguladores. Como desdobramentos do estudo elencou-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar a relação entre o processo de internacionalização das IES brasileiras e as tendências no cenário global; b) verificar como a internacionalização das IES tem se materializado enquanto política institucional e enquanto concretização das políticas nacionais na região norte; c) analisar o planejamento, execução e resultados da política de internacionalização da UNIFAP, evidenciando adesões e resistências.  Consiste em um estudo de abordagem quali-quantitativa, adotando-se o Estudo de Caso, pautado na política de internacionalização da UNIFAP. A base teórico-metodológica escolhida foi o Materialismo Histórico Dialético, que se apresenta enquanto teoria social, cujas categorias basilares para o desenvolvimento do estudo configuraram-se na Totalidade, Contradição e Mediação, pelas mesmas proporcionarem a apreensão do objeto investigado para além da sua aparência fenomênica. O levantamento das informações será realizado por meio da utilização de documentos, enquanto fontes de evidências, quais sejam: Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios anuais da Gestão da UNIFAP (2013-2019), Relatórios da PROEAC, PROCRI e PROPESPEG/UNIFAP, Relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Planilha orçamentária e financeira da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais, Informações do Portal da UNIFAP na página dos Programas de Pós-Graduação e Cursos, Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Relações Internacionais da UNIFAP, Relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enad), Fichas de Avaliação dos 11 programas de Pós-Graduação da UNIFAP (disponíveis na Plataforma Sucupira). No tocante ao tratamento dos dados, adota-se a Análise de Conteúdo, conforme as etapas propostas por Bardin (1977), as quais envolvem a Pré-análise, a exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Constatou-se de forma preliminar com a pesquisa bibliográfica, que a universidade está em processo de contrarreforma, e suas funções estão sendo cada vez mais requisitadas para o atendimento dos interesses do mercado. Entende-se que, o Estado em sua feição neoliberal tem contribuído para o ajuste da universidade às tendências que vem sendo apresentadas no cenário internacional. Trata-se de um Estado regulador, que “cria” políticas públicas, aponta os direcionamentos e financia prioritariamente as áreas consideradas estratégicas.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO LUCENA - UFU
Externo à Instituição - OLGAISES CABRAL MAUES - UFPA