Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANI SALVIANO BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIANI SALVIANO BARROS
DATA: 16/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/uay-hqyx-mvp
TÍTULO:

DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS EM POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2009-2019)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Produção Científica. Política Educacional. Educação de Jovens e Adultos. Aspectos Teórico-Metodológicos.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa partimos do pressuposto de que para além de abordar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto modalidade de ensino que ao longo da história passa por um processo de subalternidade reiterada, precisamos considerar outros aspectos, os relacionados a produção do conhecimento que focaliza esse segmento educacional. Assim sendo, nesta investigação elegemos como objetivo geral identificar as dimensões teórico-metodológicas das teses e dissertações sobre políticas para EJA. Os objetivos específicos constituem-se em analisar acerca da configuração das políticas para EJA no contexto neoliberal; analisar como  se constituiu o processo de institucionalização da política educacional enquanto campo de investigação e identificar qual o lugar que as pesquisas sobre políticas para EJA ocupam nesse processo; discutir sobre os aspectos gerais das teses e dissertações desenvolvidas nos Programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que têm  como objeto de estudo as políticas para EJA; analisar os aspectos teóricos (teoria e/ou autores utilizados) dessas pesquisas; e, por fim, elucidar as dimensões metodológicas desses trabalhos investigativos. Os dados foram selecionados por meio do levantamento da produção científica (teses e dissertações), disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e publicadas no período de 2009 a 2019. Como método nos pautamos no Materialismo Histórico Dialético (MDH). Trata-se de estudo de abordagem quali-qualitativa e caráter bibliográfico, com elementos pertinentes à pesquisa exploratória. Como resultados inicias da pesquisa ratificamos que mesmo que  EJA tenha sido gradativamente reconhecida como um direito, com o dever de oferta obrigatória pelo Estado brasileiro, ainda assim, nunca se implantou nacionalmente uma política educacional efetiva para esse segmento educacional, tão pouco se concretizou, como decorrência da conquista desse direito, um sistema nacional articulado que permita a escolarização de adultos e o enfrentamento dos desafios sociais e educacionais de uma sociedade como a brasileira, mergulhada no reiterado conflitos de interesses. Sobre o processo de institucionalização e constituição da política educacional enquanto campo de investigação, tem sua origem pautada, principalmente, na criação de associações científicas, como a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), em 1961, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), em 1976. Fatores estes considerados propulsores no desenvolvimento e expansão da pesquisa em política educacional no Brasil. Contudo, consideramos que esse processo se iniciou de forma retardatária, uma vez que teve seu início décadas depois dosprimeiros movimentos relacionados a importância da pesquisa em educação no Brasil, iniciados no final da década de 1930.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 22/09/2020 11:36
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1