Banca de QUALIFICAÇÃO: ADAILES AGUIAR LIMA

DISCENTE: ADAILES AGUIAR LIMA
DATA: 28/09/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/uhc-hdbn-bbi

MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA SOCIOEDUCACIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS DA VILA DE MAZAGÃO VELHO-AP

Educação. Mulher negra. Trajetória socioeducacional. Mazagão Velho-AP.

A pesquisa consiste numa reflexão acerca da trajetória socioeducacional de professoras negras na vila de Mazagão Velho-AP. As análises a partir da perspectiva decolonial nos permitirá compreender as percepções dessas mulheres negras inseridas nos espaços sociais, seja na família, na escola, no trabalho e de que forma as experiências pessoais marcaram, marcam e demarcam sua presença nesses espaços. Como escolhas metodológicas optou-se, como método, o Estudo de Caso, através de uma pesquisa Narrativa que oportuniza maior proximidade na compreensão da interação existente entre o narrador e o contexto social, com o uso de abordagem Qualitativa a partir de Pesquisa de Campo realizada através de Entrevista Semiestruturada com cinco professoras negras moradoras da vila de Mazagão Velho-AP, Locus da pesquisa. Os dados coletados serão tratados através da Análise do Discurso que nos permite entender, através da linguagem, a interação entre as colaboradoras e o mundo em que estão inseridas. Deste modo, espera-se contribuir com as discussões e produções acadêmicas que difundam estudos voltados para mulher negra, especialmente no estado do Amapá, como forma de valorização dos debates de gênero, identidade, raça, diversidade étnica que confrontam as práticas racistas e preconceituosas.

Externo à Instituição - DENISE MACHADO CARDOSO - UFPA
Presidente - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA