Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA DA SILVA CASTRO

DISCENTE: ALESSANDRA DA SILVA CASTRO
DATA: 20/09/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/zpm-arpg-qrh

O CUSTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DE DIFERENTES CONDIÇÕES SOCIOECONOMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Educação Superior; Custos de vida e de educação; Democratização da Educação; UNIFAP.

A presente Dissertação tem como objetivo analisar o contexto histórico e atual do acesso e permanência dos jovens ao nível superior no Brasil, entender as estratégias de permanência de jovens pobres na Educação Superior a partir da Política de Assistência Estudantil no contexto da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Essa investigação visa conhecer e compreender o custo de vida e de educação, bem como as implicações na dinâmica familiar dos estudantes que compõem os cursos de graduação da Universidade Federal do Amapá. Partimos da ideia de que embora esteja em uma Universidade Publica, demanda por assistência financeira para que possa permanecer e concluir seu curso de graduação, visando conhecer também o contexto social e acadêmico em que está inserido, bem como os custos que estes estudantes possuem em sua graduação, que para fins desta pesquisa, serão analisados alunos dos cursos de Medicina e Artes desta Ifes. Utilizou-se o método dialético, que consiste em analisar a totalidade dos fenômenos sociais, considerando suas condições sócio históricas, o que possibilitou um olhar para a realidade em movimento e, que vai além das aparências do que está posto, permitindo uma abordagem mais ampla e crítica. Como instrumentos de coleta de dados qualitativos e quantitativos e buscando uma aproximação maior do objeto por meio da pesquisa exploratória, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, bem como a aplicação de questionários aos jovens estudantes que são usuários das politicas de assistência estudantil praticadas pela Unifap, onde percebeu-se que os desafios impostos à Assistência Estudantil são grandes, e que embora atenda a  uma pequena parcela de alunos que aqui se encontram, ainda existe uma demanda reprimida no qual o volume de recurso destinado a esta instituição não permite atender.

Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - BELMIRO GIL CABRITO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 03/09/2020 12:23