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Banca de DEFESA: JOSÉ ALMIR VIANA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALMIR VIANA NUNES
DATA: 30/09/2020
HORA: 16:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/fcy-xhnj-eoz
TÍTULO:

A feição privatista na gestão do Ensino Médio público em Tempo Integral no Amapá (2016-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Tempo Integral. Ensino Médio. Relações Público-Privadas na Educação. Rede Estadual de Ensino.

 

 


PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A privatização da educação está presente no Brasil e se manifesta de diversas formas, incluindo a participação de grupos empresariais na definição da agenda pública nacional. Nesta perspectiva, o objetivo geral da pesquisa é analisar as influências da Reforma do Estado na execução de políticas educacionais, em particular na implementação do Ensino Médio público em Tempo Integral, no Estado do Amapá. Em relação aos objetivos específicos, constam de descrever a política de Educação em Tempo Integral, marcando os fatores que determinaram a sua implantação no Estado do Amapá; identificar os mecanismos de atuação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação/ICE no processo de implementação dessa política e, por fim, investigar a feição privatista na política e gestão das Escolas Estaduais em Tempo Integral no Amapá. Quanto ao problema da pesquisa questionou-se: por que o Ensino Médio em Tempo Integral/EMTI vem se configurando campo propício à efetivação do fenômeno privatista da Educação Básica no Amapá? Derivado do problema tem-se as seguintes questões norteadoras: de que forma se descortina o fenômeno privatista do Ensino Médio Público no Brasil e no Amapá? Quais efeitos a feição privatista promove sobre o discurso e a prática dos sujeitos envolvidos diretamente no processo de implementação do EMTI no Amapá? A delimitação temporal de investigação foi o ano de 2016, quando se implantou a política no Estado do Amapá, chegando até 2018, já em fase de implementação. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de campo, em que foi realizada análise de documentos nacionais e estaduais referentes à Política de Educação em Tempo Integral e entrevistas semi-estruturadas com doze sujeitos (1 Gerente geral da Equipe de implementação do EMTI da Secretaria de Estado da Educação do Amapá/SEED, 2 consultores do ICE, 1 consultor do Ministério da Educação/MEC e 8 gestores das oito escolas-loci). Referenciais teóricos e dados empíricos são as principais fontes do estudo, o qual se orienta pela perspectiva teórico-metodológica materialista histórico-dialética. A discussão proposta interroga, de forma geral, um processo de reconfiguração do espaço público, por meio do qual grupos empresariais, alegando o princípio do direito à educação de qualidade, ampliam sua atuação na proposição e implementação de políticas sociais e mantêm o aparente discurso de responsabilidade social empresarial, voluntariado e estímulo à filantropia. Há nos discursos dos sujeitos da pesquisa, articulações com as medidas decorrentes da implantação da lógica gerencial na educação e foi possível identificar e compreender a feição privatista no campo da Política de EMTI no Amapá como um movimento representativo da hegemonia e seu consenso.

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - DANIELLE DIAS DA COSTA - UEAP
Presidente - 1017221 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 01/09/2020 18:02
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