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Banca de DEFESA: ANDRESSA COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA COSTA DOS SANTOS
DATA: 07/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/fcy-xhnj-eoz
TÍTULO:

“TUDO AQUILO QUE EU SOU PERPASSA A MINHA EXISTÊNCIA ENQUANTO MULHER E LÉSBICA”: Narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá


PALAVRAS-CHAVES:

Educação;Gênero; Sexualidade; Identidades; Lésbicas.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação de Mestrado tece uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso da sexualidade como construções históricas e sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Abalizamos os conceitos e reflexões sobre a homossexualidade, a orientação sexual e da complexidade do processo de formação do sujeito político de mulheres lésbicas, sua atuação profissional docente frente às vivências com a sexualidade e o enfrentando quanto às questões de gênero, dando ênfase a importância que todas ocupamos nos mais diversos espaços. O objetivo geral foi de analisar a construção da identidade docente a partir das narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá considerando as relações de poder nas negociações de gênero e sexualidade no campo da experiência profissional dessas professoras.Os objetivos específicos são 1) compreender a relação entre identidades docente com as negociações de gênero e de sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a experiência profissional de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá, 2) Identificar o impacto no campo profissional, das representações de gênero e da sexualidade na construção das identidades docente, 3) Analisar, a partir dos discursos de professoras lésbicas, quais seriam os processos simbólicos, culturais e históricos que se fazem presentes na construção das identidades docente.Aproblemáticavisoucompreender como as identidades docente de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá são construídas levando em consideração as negociações de gênero e sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a vida profissional dessas professoras? Metologicamente,tratou-se deuma pesquisa qualitativa, com método de abordagem fenomenológico, entrevistas narrativas para coleta de dados e utilizou-se para análise e tratamento de dados, a sociologia compreensiva weberiana. Analisamos, portanto, que, todas as quatros professoras em algum momento de suas trajetórias sofreram tensões quanto as relações de poder e a regulação do sexo e gênero. A invisibilidade mostrou-se presente, mas na fala delas o marcador de gênero é muito mais presente, o enfrentamento diário em Ser mulher na busca de legitimação seguido da visibilidade lésbica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - LÚCIA ISABEL CONCEIÇÃO SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 13:55
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