Banca de DEFESA: BENTO NUNES DE SOUZA FILHO

DATA: 30/10/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

ANÁLISE BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CONTEXTO ESCOLAR RIBEIRINHO

Desenvolvimento Humano. Paradigma Bioecológico.  Educação Física Escolar. Desenvolvimento Motor. Ribeirinho

A presente pesquisa abordou o desenvolvimento humano de escolares da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, localizada no distrito de Ilha de Santana/AP. À luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 2011) buscou compreender a relação dos fatores de interdependência da bioecologia do desenvolvimento humano para os atributos pessoais em contexto nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso, buscou-se elencar as oportunidades, proporcionadas pelos determinantes ambientais locais, para o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, e registrar quais os fatores motivacionais que alimentaram ou inibiram a disposição dos escolares para a prática de determinadas atividades nas aulas de Educação Física. O lócus de pesquisa é a Ilha de Santana, localizada às margens do Rio Amazonas, nos contextos que caracterizam a pessoa e que influenciam os processos proximais do comportamento dos escolares nas aulas de Educação Física. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) alunos(as) e professor de Educação Física. Este estudo de caráter qualitativo foi baseado no paradigma bioecológico do modelo de delineamento metodológico de pessoa-processo-contexto-tempo (PPCT). Também foi ancorada na pesquisa exploratório-descritiva GIL, (2008). Para tanto, foi feita observação não-participante das aulas de Educação Física e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados revelam que (1) os determinantes ambientais locais – mesossistema e macrossistema (prefeitura municipal de Santana) – se encontram inapropriados, oferecendo pouco estímulo motivacional, o que acentua a exposição à vulnerabilidade e desigualdade social (2) a precarização do trabalho docente se aguça devido a falta de condições estruturais, ou seja, há  negligencia do macrossistema (Governo via Secretaria do Estado da Educação) (3) Os resultados observacionais das aulas de Educação Física correlacionados à análise do PPP apresentam contradição, o que possibilita lacunas no fazer pedagógico, e, portanto, abrindo margem para a falta de parâmetros que avaliem o desenvolvimento profícuo dos alunos no que tange a potencialidade do seu desenvolvimento biopsicossocial, denotando, então, influência pouco positiva para os processos proximais dos escolares. Contudo, quando se busca promover uma educação física escolar preocupada com o desenvolvimento integral do sujeito, compreendê-lo inserido na complexa interação que faz com diversos contextos/ambientes possibilita perceber com mais amplidão o meio no qual se está interagindo.

Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Externo ao Programa - 1825995 - RONEDIA MONTEIRO BOSQUE
Notícia cadastrada em: 18/10/2019 19:43