Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALQUIRIA DE ARAUJO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALQUIRIA DE ARAUJO PEREIRA
DATA: 21/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: BLOCO DA K, SALA K2
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: um estudo de caso na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM no Município de Itaubal-AP


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental, saberes, escola família, Amazônia


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Ao considerar a complexidade das questões socioambientais nos aspectos políticos, econômicos, culturais e educacionais, e compreendê-la como a relação intrínseca entre as diversas áreas de conhecimento e as vivências em sociedade e o uso dos recursos naturais essenciais para a existência humana, podemos afirmar que a Educação Ambiental (EA), está ligada aos saberes constituídos nas vivências cotidianas e as relações diretas que estabelecemos entre homem e natureza. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva compreender a práxis educativa e os saberes docentes sobre a educação ambiental na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM, situada na Foz do Rio Macacoari, na comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, no Município de Itaubal-AP. Especificamente, o alcance deste, se dará através da reflexão acerca do surgimento da educação ambiental formal e sua presença na formação de sujeitos ecológicos na Amazônia amapaense. Para tanto, a contextualização do lócus de pesquisa e odetalhamento dos perfis docentes presentes na EFAM será necessário, vindo a destacar saberes e vivências, dos mesmos, ao desenvolverem a temática ambiental, além de se encontrar elementos para compreender os estilos de pensamentos presentes na práxis docente.Trata-se de um estudo de caso com abordagem do tipo quali e quanti que necessita de atenção aos detalhes e minúcias inerentes ao lócus de pesquisa, os quais serão obtidos através de coletas de informações em campo realizadas através de observações diretas, análises de documentos, realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes da escola família e o desenvolvimento de uma metodologia participativa, especificamente, a realização de roda de conversa com os mesmos, a qual se constituirá em fonte de análise e reflexão sobre os estilos de pensamentos docente existentes na EFAM, referente à EA.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Presidente - 764.069.202-44 - RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 04/10/2019 18:31
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1