Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ALMEIDA DA COSTA

DISCENTE: MARCOS ALMEIDA DA COSTA
DATA: 24/09/2019
LOCAL: SALA DO LABORATÓRIO MINEA, PRÉDIO A, DA UNIVERSITÉ DE GUYANE

O INDÍO NA ESCOLA URBANA: as experiências de indígenas na educação básica da cidade de Oiapoque, na Amazônia Amapaense.

Educação escolar indígena; Educação intercultural, Educação Multicultural; Dialética Freireana

A presente pesquisa aborda a questão das relações interculturais no contexto escolar urbano a partir das experiências de indígenas das etnias Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur e GalibiKali’naque iniciaram seus estudos em suas respectivas aldeias e passaram por escolas da área urbana da cidade, no período entre 2000 e 2018.Nesse sentido, tem-se como objetivo geral, analisar, sob a ótica do egresso indígena, as relações interpessoais entre estes e os demais membros da comunidade escolar considerando suas experiências em escolas não-indígenas no município do Oiapoque, na Amazônia Amapaense. Assim sendo, esta análise está fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como método de pesquisa a história oral(MEIHY, 1996), a partir de entrevistas semiestruturadas com indígenas das quatro etnias presentes na região,que atualmente se encontram matriculados em cursos de graduação,noCampus Binacional Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As entrevistas gravadas e a transcrição para o documento escrito foram as ferramentas escolhidas para a coleta e tratamento dos dados e a dialética Freireana como instrumento de análise (CANDAU, 2012; OLIVEIRA, 2015). Diante disso, espera-se como resultado revelar as principais dificuldades dos indígenas da regiãoem suas experiências nas escolas urbanas da cidade a fim se gerar informações necessárias para subsidiar uma reflexão-ação sobre o papel da escola urbana em um contexto de diversidade cultural.

Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA - UEPA
Externo ao Programa - 2028444 - PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
Interno - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO