Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ALMEIDA DA COSTA

DISCENTE: MARCOS ALMEIDA DA COSTA
DATA: 24/09/2019
LOCAL: SALA DO LABORATÓRIO MINEA, PRÉDIO A, DA UNIVERSITÉ DE GUYANE

O INDÍO NA ESCOLA URBANA: as experiências de indígenas na educação básica da cidade de Oiapoque, na Amazônia Amapaense.

Educação escolar indígena; Educação intercultural, Educação Multicultural; Dialética Freireana

A presente pesquisaaborda a questão das relações interculturais no contexto escolar urbano a partir das experiências deindígenas das etnias Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur e GalibiKali’naqueiniciaram seus estudos em suas respectivas aldeias e passarampor escolas da áreaurbana da cidade, no período entre 2000 e 2018.Nesse sentido, tem-se como objetivo geral, analisar, sob a ótica do egresso indígena, as relações interpessoais entre estes e os demais membros da comunidade escolar considerando suas experiências em escolas não-indígenas no município do Oiapoque, na Amazônia Amapaense.Assim sendo, esta análise está fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como método de pesquisa a história oral(MEIHY, 1996), a partir de entrevistas semiestruturadas com indígenas das quatro etnias presentes na região,que atualmente se encontram matriculados em cursos de graduação,noCampus Binacional Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As entrevistasgravadas e a transcrição para o documento escritoforam as ferramentasescolhidas para a coleta e tratamento dos dados e a dialética Freireana como instrumento de análise (CANDAU, 2012; OLIVEIRA, 2015). Diante disso, espera-se como resultado revelar as principais dificuldades dos indígenas da regiãoem suas experiências nas escolas urbanas da cidade a fim se gerar informações necessárias para subsidiar uma reflexão-açãosobre o papel da escola urbana em um contexto de diversidade cultural.

Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Interno - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Externo ao Programa - 2028444 - PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA - UEPA