Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE BARROS DA TRINDADE PADUA

DISCENTE: MARIA DE BARROS DA TRINDADE PADUA
DATA: 09/09/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K3

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS DO NOVO SABER NO AMAPÁ (2016-2019)

Condições de Trabalho. Reforma do Ensino Médio.Trabalho docente.

Este estudo tem como temática de pesquisa Condições de Trabalho Docente no Ensino Médio de Tempo Integral no Amapá (EMTI/AP). Assim, nosso objeto de estudo é o Trabalho Docente. A escolha pelo tema se pauta na nova configuração assumida pelas escolas do Ensino Médio (EM), em que, a partir da Lei n. 13.415/2017 – que institui, dentre outras ações, a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, passando a vigorar no Brasil uma nova proposta de trabalho, no caso, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), cujo foco é a melhora nos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O problema norteador dessa pesquisa, parte do seguinte questionamento: quais os desdobramentos nas condições do trabalho de docentes instituídos pela Reforma do Ensino Médio em duas Escolas do Novo Saber no Estado do Amapá? Nosso objetivo geral consiste em: analisar os desdobramentos nas condições do trabalho docente a partir da Reforma do Ensino Médio em duas escolas de Tempo Integral, sendo uma em Macapá-AP e a outra em Santana-AP. Os objetivosespecíficos se desdobram em: a) Situar o trabalho docente na lógica neoliberal e de Contrarreforma do Estado; b) Discutir a Reforma do novo Ensino Médio no Amapá, com ênfase para o processo de intensificação do trabalho docente; c) Avaliar os desdobramentos do processo de Reforma do Ensino Médio nas condições de trabalho docente das Escolas do Novo Saber no Amapá. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação estão pautados no Materialismo Histórico-Dialético, e nos estudos de pesquisadores como Giovanni Alves(2007); Aryane Duarte(2017);Elaine Behring (2008), Bianchetti (1996), Chesnais (1996), Coutinho (2012), Coraggio (2009), Evangelista (2014), OlgaísesMaués (2006), Adriana Melo (2010), István Mészáros (2008), Erika Lima, Natália Silva e Lenina Silva (2017); Fernando Azevedo (1976); Alexandre Shigunov Neto; Lizete Maciel(2008); Nadia Gonçalves (2005); Dermeval Saviani(2007); Rulian Santos (2010); Edivaldo Boaventura (2009; Dalila Oliveira (2010), Jose Coraggio (2009); André Bald; Edí Fassini (2018), dentre outros autores.Osloci da investigação serão duas Escolas do Novo Saber: Escola Estadual Tiradentes em Macapá-AP e Escola Estadual Santos Dumond em Santana-AP.As técnicas e os instrumentos de coleta de dados estão fundamentados na pesquisa bibliográfica acerca da temática e na realização de entrevistas semiestruturadas aos docentes.Os sujeitos da Pesquisa serão os docentes das Escolas do Novo Saber. Como resultados preliminares inferimos que os aspectos de caráter reformista presentes no campo da política educacional brasileira favorecem para a existência histórica de ações hegemônicas do Estado e seus agentes. Além disso, o trabalho docente situado no processo de reformas, tal como evidenciado na política de Reforma do Ensino Médio no Brasil, tende a ser cada vez mais intensificado e precarizado – dada as condições objetivas relacionadas a execução do labor.

Palavras-chave:  Condições de Trabalho. Reforma do Ensino Médio.Trabalho docente.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE CAMARGO - UFPA