Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MACHADO DE SOUZA

DISCENTE: ADRIANA MACHADO DE SOUZA
DATA: 27/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO CEPA

ENTRE GANGORRAS E CIRANDAS: TENSÕES DA DIMENSÃO LÚDICA INCORPORADA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil; Ludicidade;Práticas Pedagógicas

O objetivo desta pesquisa é compreender como a dimensão lúdica, incorporada às práticas pedagógicas na Educação Infantil, valoriza a criança como sujeito participante e construtor de seu conhecimento por meio de atividades que envolvam os jogos, brinquedos e brincadeiras. Parte do pressuposto de que a prática docente em relação à ludicidade, não pode ser considerada isolada das relações pessoal, filosófica, histórica, cultural, social, política e pedagógica, que são estabelecidas pelos professores e pelas crianças, portando, marcada pelo dinamismo, contradição e subjetividade. Investiga-se: Em que circunstâncias a dimensão lúdica é vista como desencadeadora de práticas pedagógicas que valorizam a criança como sujeito participante e construtor de seu conhecimento? Com a finalidade de responder à pergunta central, fez-se a opção pela pesquisa qualitativa ancorada no método Estudo de Caso. O locus estabelecido para sua realização envolve o ambiente escolar de uma EMEI situada no município de Macapá, capital do Amapá, em região urbana periférica.  As principais técnicas e instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semiestruturada, a observação participante, o grupo focal e as rodas de conversa. Os dados resultantes desta investigação serão interpretados sob a perspectiva da Análise do Discurso, fundamentadas em Bakhtin (2006) e Orlandi (2005). A proposta apresentada por esta pesquisa, pretende promover reflexões sobre os fatores que levam um professor a assumir a ludicidade no seu fazer docente, além de abrir espaço para o pronunciamento da criança, como ela percebe a presença da ludicidade nas práticas pedagógicas e como relaciona-as ao seu processo de aprendizagem. Pretende-se, ainda, que a compreensão advinda deste estudo, colabore para a renovação das formas de pensar a prática pedagógica expressa com ludicidade, contribuindo para tornaro ambiente escolar mais humanizado e harmônico, no qual a razão e sensibilidade, são considerados em todo o processo educativo voltado à infância.

Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externo à Instituição - DANIELLE DIAS DA COSTA - UEAP
Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA