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Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA BRITO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA BRITO CARVALHO
DATA: 27/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: BLOCO K, SALA K3
TÍTULO:

META 19 DO PNE: O CENÁRIO BRASILEIRO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão democrática escolar. Pedagogia Histórico-crítica. Meta 19 do PNE. Políticas educacionais. Organismos Internacionais.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O tema desta pesquisa é a gestão escolar, e possui como objeto de estudo a gestão democrática escolar e seu processo de implantação no cenário brasileiro por meio da meta 19 do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014. Nesse sentido, tem como objetivo geral: analisar como vem sendo desenvolvido o processo de implantação da meta 19 do Plano Nacional de Educação-PNE, sobre a gestão democrática escolar nos Estados brasileiros. Como fundamento nos embasaremos nos seguintes autores:Coutinho (1992; 2008), Harvey (2005),Marx (2004;2013), Antunes (2018), Coraggio (2009), Gramsci (1978), Freire (1980), Saviani (2008), Paro (2004; 2005; 2010; 2016), Luck (2017), Cury (2005), Hora (2004; 2010; 2012),  Mendonça (2000), Oliveira (2009; 2011), Novais (2017) dentre outros.Para tanto, como teoria de base analítica nos aspectos teórico-epistemológicos, adotaremos a Pedagogia Histórico-crítica. A intenção pauta-se em considerar uma perspectiva crítica e contra-hegemônica que possa proporcionar aos agentes da escola refletirem sobre suas práticas, planejando-as, avaliando-as e replanejando-as para assim, reconfigurar o desenvolvimento das ações articuladas do saber e fazer pedagógico, tanto da perspectiva da administração escolar em sua totalidade, quanto da gestão da sala de aula. O estudo terá uma abordagem qualitativa e como procedimento metodológico desenvolver uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como corpus os Planos Estaduais de Educação – PEEs dos vinte e seis Estados brasileiros, bem como, na Lei de Gestão Democracia Escolar dos Estados. A análise da pesquisa será pautada no conteúdo e nas mensagens expressadas pelos documentos oficiais utilizados na pesquisa. De acordo com Franco (2018, p.21), “o ponto de partida da Análise de Conteúdo é a mensagem, seja ela verbal (oral ou escrita), gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada.” Nesse exposto, a pesquisa irá considerar como a PHC contribui na implementação da gestão democrática escolar, considerando suas categorias de análise, bem como vem se estruturando a gestão democrática escolar nos Estados brasileiros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES - UFPA
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 19/08/2019 16:53
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