Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA MILENA DA PAIXÃO OLIVEIRA

DISCENTE: JULIA MILENA DA PAIXÃO OLIVEIRA
DATA: 16/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO CEPA

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA AMAPAENSE (2007 A 2018)

Expansão. Educação superior. Instituto Federal do Amapá.

A presente pesquisa aborda a temática políticas de educação superior. Tem como objeto de estudo a expansão da educação superior por meio da oferta de cursos superiores em Institutos Federais. O objetivo geral é analisar as implicações do processo de expansão da educação superior pública, com ênfase na atuação do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no período de 2007 a 2018. Como fundamentos teórico-metodológicos têm-se o materialismo histórico dialético, pois compreende-se que a expansão da educação superior por meio dos Institutos Federais não se trata de um fenômeno neutro e/ou isolado, mas que faz parte de uma totalidade de relações sociais que são movidas a partir de interesses dos grupos dominantes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa se dará a partir da apreensão de documentos que revelam o processo de expansão da educação superior brasileira em âmbito nacional e regional, em especial dados oficiais do Ifap, tais como Censos da Educação Superior (2008-2018), Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores do Ifap (Licenciaturas e Tecnologias), Plano de Desenvolvimento Institucional, Anuário Estatístico, Relatórios de Gestão e Execução orçamentária e financeira dos Institutos Federais e do Ifap. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2005).

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 02/08/2019 14:18
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1