Banca de DEFESA: JOSE ALMIR BRITO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ALMIR BRITO DOS SANTOS
DATA: 28/06/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

INSTITUIÇÃO E EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (2006-2017)

Pós-Graduação stricto sensu; Universidade. Produção do conhecimento.

A presente Dissertação tem como objetivo analisar o processo de implantação e consolidação Pós-Graduação stricto sensu na UNIFAP, no contexto nacional de expansão de Programas e transformações na produção do conhecimento público. A pesquisa fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, por considerar que a compressão da totalidade dos fatos é indispensável para se analisar as partes, assim como seus determinantes históricos e distintos agentes inseridos em determinado momento e/ou objeto de estudo. Os dados analisados foram coletados no Portal GEOCAPES, no IBGE e nas páginas eletrônicas dos Programas, considerando a realidade do Brasil, região Norte e Amapá. Assim, foi possível ter o cenário de expansão e distribuição de Programas, Cursos, docentes e discentes (matriculados e titulados). Esse processo, no contexto da contrarreforma do Estado, desencadeada no Brasil a partir da última década do século XX, tem implicado na crescente imbricação da Pós-Graduação, pesquisa e produção do conhecimento, aos interesses mercantis. No caso particular da UNIFAP os resultados indicam que recursos naturais da região são tomados pelo capital como elemento mercadológico, racionalidade essa presente desde a implantação dos primeiros Programas. Isso se evidencia, sobretudo, nas parcerias estabelecidas, áreas de concentração e linhas de pesquisa de boa parte dos Programas. No entanto, isso não ocorre sem resistência e contraposição de modelo posto por Programas cuja abordagem se dá no campo crítico.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO