Banca de DEFESA: MARILIA PANTOJA BRITO

DISCENTE: MARILIA PANTOJA BRITO
DATA: 26/06/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ: PERFIS E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES.

Políticas educacionais. PROEJA. Perfis e expectativas de estudantes.

O texto dissertativo aborda o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O objetivo central consiste em analisar o perfil e as expectativas de estudantes, que buscam formação profissional no PROEJA, no Instituto Federal do Amapá (IFAP). Parte-se da perspectiva que a implementação de políticas públicas, entre as quais as educacionais, têm relação com os interesses das classes dominantes, os interesses do capital e demandas do mercado, empreendendo políticas e programas voltados para a formação de trabalhadores. Isso induz à oferta de cursos básicos ou técnicos profissionalizantes com o fim de promover qualificação geral ou específica de forma aligeirada para pessoas jovens, adultas e até idosas. Contraditoriamente, as políticas públicas sociais também decorrem da luta histórica da classe trabalhadora e movimentos sociais, na perspectiva de ampliação de direitos. Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no materialismo histórico-dialético. No que se refere a abordagem, considerando que pretendia-se apreender informações referentes aos perfis e expectativas de sujeitos, a presente proposta caracterizou-se como quanti-qualitativa, além de constituir-se em uma pesquisa de campo. A apreensão dos dados foi realizada por meio de aplicação de questionários. O estudo teve como lócus investigativo o IFAP, especificamente as unidades acadêmicas que ofertam o PROEJA. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes matriculados nas turmas em andamento dos cursos de formação profissional. Os resultados apontam que os estudantes do PROEJA na Amazônia amapaense são em sua maioria jovens e adultos de baixa renda, pertencentes a classe trabalhadora, oriundos de grupos raciais historicamente excluídos e socialmente marginalizados. Que ao retomarem sua trajetória escolar, ora interrompida, são impulsionados por motivações que se desdobram em expectativas relacionadas principalmente a aquisição de conhecimento, qualificação profissional, arranjo de melhor emprego e melhoria de renda, anseios estes que são considerados atendidos por menos da metade dos sujeitos da pesquisa.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo ao Programa - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE