Banca de DEFESA: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE

DISCENTE: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
DATA: 24/05/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K3

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: TENDÊNCIAS E LACUNAS NO ÂMBITO DA PESQUISA E EXTENSÃO (2006-2018).

Educação em Direitos Humanos; Universidade; Pesquisa; Extensão; PNEDH.

Este estudo tem como objetivo conhecer e analisar a Educação em Direitos Humanos (EDH), sob o foco da pesquisa e da extensão na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma pesquisa que possibilita não apenas constatar a tendência da atuação dos pesquisadores e extensionistas quanto às escolhas investigativas na perspectiva dos direitos humanos, como também visa provocar o despertar de uma cultura em e para os direitos humanos. Justifica-se por considerar que os direitos humanos possuem um papel fundamental na sociedade por se configurar como um importante instrumento para a consolidação de direitos e o exercício da cidadania. Historicamente, caracterizam-se por um caminho de avanços e retrocessos, que exigiu – e tem exigido – uma atuação vigilante da sociedade e do poder público, para sua efetivação. Nessa perspectiva, o Brasil buscou responder a tais demandas com políticas afirmativas e inserções normativas, que, no campo da educação, apresentou-se com a publicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH, cujo intuito é de orientar as políticas públicas de diversos setores e áreas de atuação sobre a temática. O Plano, portanto, alcança diversos eixos, dentre eles a educação superior, para a qual este estudo é dirigido. O problema levantado para este trabalho consistiu em investigar como a Educação em Direitos Humanos, prevista no PNEDH, apresenta-se na UNIFAP, destacadamente no que se refere às tendências e lacunas nos projetos de pesquisa e de extensão, registrados no período de 2006-2018?. O marco temporal escolhido foi a partir da divulgação do PNEDH, em 2006, até 2018. O locus selecionado foi a Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem quantitativa e qualitativa, com análise de conteúdo, a partir das cinco categorias instituídas para esse estudo, quais sejam: 1) gênero, mulheres e grupos de pessoas LGBTQ+; 2) Grupos raciais, étnicos e identitários; 3) Grupos geracionais; 4) Pessoas com deficiências e 5) Direitos humanos, memória, tortura, conflitos e violência. O estudo, revelou que há a presença da educação em direitos humanos tanto na pesquisa quanto na extensão na Universidade. Todavia, constatou-se tendências e lacunas de formas variadas, com destaque para as discussões sobre as categorias dos “grupos raciais, étnicos e identitários” e sobre “gênero, mulheres e grupos de pessoas LGBTQ+”, constatando-se tendências nas questões étnicas e de gênero. Por outro lado, foram detectadas lacunas, especialmente sobre as questões envolvendo os grupos geracionais (idosos) e pessoas com deficiência, havendo, portanto, a necessidade de ações pontuais na Universidade, de modo a fortalecer as já efetivadas, bem como estimular a reflexão sobre a necessidade da institucionalização de pesquisas e atividades de extensões voltadas para os direitos humanos.

Presidente - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo ao Programa - 1538756 - DAIZE FERNANDA WAGNER SILVA