Notícias

Banca de DEFESA: GISELE PAULA BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE PAULA BATISTA
DATA: 24/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO CEPA
TÍTULO:

TECNOLOGIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE MAZAGÃO VELHO PARA PRESERVAÇÃO DE SABERES

 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Social. Educação. Comunidade Tradicional. Saberes Tradicionais. Amapá


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo discorreu sobre Tecnologia Social: contribuições educativas na perspectiva da comunidade de Mazagão Velho para preservação de saberes. A problemática questiona: como a Tecnologia Social pode contribuir no processo de preservação de saberes tradicionais que são praticados durante fabricação de farinha, da comunidade tradicional de matriz africana Distrito de Mazagão Velho? Os objetivos específicos se desdobram em realizar levantamento junto as famílias sobre os saberes e práticas tradicionais presentes na atividade de subsistência de fabricação de farinha; problematizar com o grupo sobre as dificuldades que levam a perda dos conhecimentos ligados a produção de farinha; envolver as famílias em encontros de diálogos para construírem soluções para preservação de seus saberes tomando por base os conceitos e significados de Tecnologia Social. A pesquisa foi realizada na Comunidade Tradicional de Matriz Africana Distrito de Mazagão Velho, estado do Amapá, com quatro famílias mais antigas que ainda praticam saberes tradicionais ligados a atividade de subsistência de fabricação de farinha, e se sustenta nas bases do referencial metodológico dialético, na perspectiva da abordagem qualitativa, aliada a estratégia do Círculo de Cultura. Os referenciais teóricos partiram da compreensão dos estudiosos como de Dagnino (2004, 2010, 2014); Diegues (2000, 2008); Freire (1999, 2013, 2015); Geertz (2008, 2012); Leff (2009) e Santos (2007; 2010), entre outros. A análise dos dados apoiou-se na Teoria da Ação Dialógica, de Paulo Freire. O percurso metodológico se desdobrou em quatro fases, na primeira realizamos levantamento sobre a realidade, com a utilização de questionário e entrevista semiestruturada; na segunda aconteceu a escolha dos temas para discussão; já na terceira, depois de elencados os pontos críticos com o grupo, levamos para problematização; na quarta fase sistematizamos as contribuições das famílias. Como resultados apresentamos as contribuições dos sujeitos pesquisados, que foram sistematizadas a partir dos depoimentos coletados durante os encontros que ocorreram na comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo ao Programa - 1301404 - YURGEL PANTOJA CALDAS
Notícia cadastrada em: 16/04/2019 16:02
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1