Banca de DEFESA: MICHELLE KAROLINE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: MICHELLE KAROLINE PEREIRA DA SILVA
DATA: 24/04/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

SINDICALISMO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: formação política de dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (1994-2018).

ANDES-SN. SINDUFAP. Sindicalismo no ensino superior. Formação política.

O tema desta pesquisa é o sindicalismo docente na educação superior. Tem como foco a formação política dos dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (SINDUFAP), que é Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Esta temática precisa ser analisada a partir das questões que estruturam a sociedade, isto é, considerando suas determinações, suas contradições construídas histórica, social e culturalmente. O objetivo central é o de analisar as contribuições do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN para a formação política de docentes que atuaram como dirigentes de 1994-2018. O método que sustenta a metodologia do estudo é o Materialismo Histórico Dialético (MHD) dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: totalidade, mediação e contradição. No âmbito da pesquisa social se configura como pesquisa de campo, com natureza exploratória, dividida em três etapas. A primeira consistiu no levantamento e estudo bibliográfico sobre o tema no intuito de analisar o Sindicato como espaço de formação política e em perspectiva contra-hegemônica. A segunda consistiu na coleta de dados, dividida em três momentos: 1) coleta de dados documentais do SINDUFAP (atas de fundação, eleição e posse das Diretorias Executivas, Assembleias Gerais e Extraordinárias, Relatórios Finais dos Congressos do ANDES-SN) com o objetivo de contextualizar o movimento sindical docente da UNIFAP desde sua fundação e instalação e, também, identificar os possíveis sujeitos que participariam da pesquisa; 2) aplicação do questionário aos docentes que atuaram como dirigentes do SINDUFAP de 1994 a 2018; 3) entrevista com um grupo professores, selecionados a partir das respostas ao questionário. A terceira fase da pesquisa foi a de análise e interpretação dos dados coletados. Os sujeitos do estudo foram docentes que atuaram como dirigentes executivos do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN de 1994-2018. Não se trata do lugar do sindicato na formação apenas, mas o lugar do sindicato na formação de um grupo de sujeitos que se tornaram dirigentes. As análises, a partir do estudo documental, permitem evidenciar que, mesmo diante de um quadro crítico que se apresenta para a classe trabalhadora com implementação de políticas neoliberais, sejam moderadas ou extremadas, nos diferentes governos desde 1990, o ANDES-SN, com suas Seções Sindicais, tem sido um sindicato autônomo, democrático e de base. Assim, procurou (e procura) construir um debate qualificado por meio do Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS), que contribui para formação política dos docentes que se organizam na entidade. Estudar as contribuições do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN para formação política dos docentes que atuaram na Direção Executiva permite colaborar com a consolidação de uma temática, sindicalismo docente na educação superior, pouco discutida no âmbito da academia e, particularmente, na Região Norte. Também, contribuir com a história dessa importante Seção Sindical do ANDES-SN que, desde seu nascedouro, revelou sua preocupação com a educação superior no Amapá, luta e efetivação de princípios de democracia e autonomia do sindicato, promoção de momentos de reflexão sobre a conjuntura política local e nacional. Por meio deste estudo foi possível compreender o viés formador do sindicato, para além do que lhe é específico historicamente que é o de favorecer processos organizativos da classe trabalhadora. Assim, as contribuições do sindicato para a formação política dos docentes que atuaram na direção executiva perpassam desde ser um espaço importante e estratégico na construção coletiva de consciência política dos sujeitos de uma classe (trabalhadora) em si e para si, construção de uma trajetória de formação política no movimento docente, construção de uma visão de mundo desalienada dos preceitos hegemônicos instaurados socialmente pela classe que domina economicamente, entre outras coisas.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Interno - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - VALDEMAR SGUISSARDI - UFSCAR