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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEIDSON COSTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEIDSON COSTA DA SILVA
DATA: 09/04/2019
HORA: 18:00
LOCAL: BLOCO K, SALA K1
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ALUNOS NEGROS E A DEFICIÊNCIA NA ESCOLA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão Social. Aluno Negro. Deficiência.

 

 


PÁGINAS: 2551
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos professores no processo de inclusão social de alunos negros e em situação de deficiência em ambiente escolar, no estado do Amapá. A problemática questiona: Em que medida os professores percebem a presença de alunos negros e em situação de deficiência na escola regular? Os objetivos específicos se desdobram em verificar as percepções docentes quanto suas atuações no processo de inclusão social do negro e com deficiência no espaço escolar; envolver os docentes em roda de diálogos para discutir sobre as problemáticas apontadas; construir com os docentes estratégias de atuação para a melhoria de suas práticas no processo de inclusão social de alunos negros e em situação de deficiência no espaço escolar. A pesquisa será realizada em duas escolas da rede pública de ensino, a saber: escolas estaduais José Bonifácio e Joanira Del Castillo; e se sustenta nas bases da metodologia participativa de Grupo Focal, Gatti (2005), e nos referenciais teóricos de Skliar (1998), Silva (2003), Kauchakje (2003), Zilda Gesueli (2003), Pellegrinelli (2010), Mantoan (2003), Munanga (2012, 2008), Gomes (2005), Cavalleiro (2001), Videira (2009;2010), Campos (2017). O grupo focal será realizado com professores das áreas de Educação Artística, de Literatura e História Brasileiras e professores do atendimento educacional especializado – AEE da educação especial. Os encontros serão direcionados pelo pesquisador com temas que abordem as questões de deficiência e negritude na escola. A pesquisa se desdobra em duas fases, sendo a primeira, para a coleta de dados com a utilização da técnica de entrevista semiestruturada no primeiro momento, e realização de rodas de diálogos com docentes para construir estratégias para a melhoria de suas atuações; já a segunda fase será reservada para a análise dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Presidente - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Externo ao Programa - 1170680 - MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 05/04/2019 17:51
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