Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEIDSON COSTA DA SILVA

DISCENTE: GLEIDSON COSTA DA SILVA
DATA: 14/12/2018
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

IDENTIDADE NEGRA DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR: O PROCESSO DE FORTALECIMENTO NA PERCEPÇÃO DOCENTE

Relações étnico-raciais, surdez, negro surdo.

Esta pesquisa verificará de que forma os professores têm contribuído no processo de fortalecimento da identidade negra de alunos surdos no ambiente escolar, no estado do Amapá. A problemática pergunta: de que forma os professores têm contribuído no processo de fortalecimento da identidade negra de alunos surdos em ambiente escolar? Os objetivos específicos se desdobram em, identificar os professores da rede estadual de educação que trabalham diretamente com os alunos negros surdos para coletar informações sobre suas atuações; verificar as percepções dos professores quanto suas atuações no processo de fortalecimento da identidade do aluno negro surdo; construir com os professores estratégias de atuação para a melhoria de suas práticas para o fortalecimento da identidade negra de alunos surdos no ambiente escolar. A pesquisa será realizada em duas escolas da rede pública de ensino, a saber: escolas estaduais José Bonifácio e Joanira Del Castillo; e se sustenta nas bases metodológica do Grupo focal, e nos referenciais teóricos de Carlos Skliar, Ivani Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli, Juliana Pellegrinelli, Kabengele Munanga, Nilma Lino, Eliane Cavalleiro. Metodologicamente a pesquisa se desdobra em duas fases, sendo a primeira, para a coleta de dados com a utilização da técnica de entrevista semiestruturada no primeiro momento e realização de encontros de discussões com os professores para se construir estratégia para a melhoria de suas atuações; já a segunda fase será reservada para a análise dos dados.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO