Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALMIR BRITO DOS SANTOS

DISCENTE: JOSE ALMIR BRITO DOS SANTOS
DATA: 06/11/2018
LOCAL: BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO-AUDITÓRIO CEPA

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (2006-2017)

UNIFAP; Pós-Graduação; Produção do conhecimento.

A presente proposta de dissertação tem como objetivo analisar o processo de implantação e consolidação Pós-graduação stricto sensuna Universidade Federal do Amapá, no contexto nacional de expansão de programas e transformações na produção do conhecimento público. A pesquisa, em andamento, fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, por considerar que a compressão da totalidade dos fatos é indispensável para se analisar as partes, assim como seus determinantes históricos e distintos agentes inseridos em determinado momento e/ou objeto de estudo. Assim, a análise da Pós-graduação UNIFAP deve ser realizada a partir de sua especificidade, mas em articulação com os determinantes nacionais e globais desse processo. Metodologia consiste na análise de dados coletados no portal GEOCAPES, neste foi possível a realização da coleta e posterior triagem e classificação dos segundo as regiões do Brasil. Assim, foi possível ter o cenário do quantitativo e distribuição de programas, discentes, docentes. No caso particular da UNIFAP pretendemos analisar dados e documentos referentes a Pós-graduação. A análise já realizada indica que no centro do movimento de expansão recente da Pós-graduação brasileira estão a crise estrutural do capital, a redefinição do papel do Estado, no contexto neoliberal, e a crescente submissão da formação humana e do conhecimento aos interesses do capital.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1808516 - IURI CAVLAK
Externo à Instituição - JOÃO FERREIRA OLIVEIRA - IFG