Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO SIMITH NEVES

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO SIMITH NEVES
DATA: 17/10/2018
LOCAL: BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO, AUDITÓRIO CEPA

CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ: PERCEPÇÕES DO EFEITO-CURSO NA ÓTICA DOS EGRESSOS (2010-2014).

Mercantilização da Educação Superior. Mundo do Trabalho. Formação de Engenheiros.

A presente pesquisa, versa sobre a Formação de Engenheiros e suas correlações com o Mundo do Trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo, a partir das percepções de egressos de Cursos de Engenharia da Universidade do Estado do Amapá. O problema de investigação decorre da seguinte pergunta: Como se apresenta a percepção dos egressos dos Cursos de Engenharia da UEAP, no que concerne à relação entre formação acadêmica e o mundo do trabalho? Como desdobramento, seguem as seguintes questões norteadoras: De que maneira, a formação desenvolvida nos Cursos de Engenharia se insere no contexto do capitalismo contemporâneo? Como as áreas de atuação dos egressos dos Cursos de Engenharia se relacionam com a formação obtida na UEAP? Na percepção dos egressos dos Cursos de Engenharia da UEAP, os processos formativos são conduzidos em uma perspectiva de transformação ou de manutenção das relações socioprodutivas vigentes? Tem como objetivo geral: Compreender a percepção dos egressos dos Cursos de Engenharia ofertados pela UEAP, especificamente os concluintes do período 2010-2014, referentes à formação obtida e sua relação com o mundo do trabalho, no contexto do capitalismo contemporâneo. Os objetivos específicos, consistem em: a) contextualizar a formação de engenheiros no âmbito do capitalismo contemporâneo; b) identificar, as áreas de atuação profissional dos egressos e sua correlação com o mundo do trabalho; c) analisar a percepção dos egressos acerca do processo formativo obtido no Curso de Engenharia realizado na UEAP. Os pressupostos teórico-metodológicos fundamentam-se no Materialismo Histórico Dialético, que propicia a compreensão do fenômeno a partir de uma concepção de totalidade que leva a concebe-lo em conexões que se estabelecem por relações com outros fenômenos. Será possível analisar as percepções de egressos, a partir de mediações em um conjunto de relações que compõem a realidade em busca de superação da aparência fenomênica. Como instrumental técnico adota-se o Estudo de Caso como método auxiliar de investigação e a Análise do Discurso enquanto técnica de interpretação e análise que permite o desvelamento dos discursos ideológicos subjacentes nos documentos oficiais e nas falas dos sujeitos. Foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais, como uma técnica que possibilita conhecer o fenômeno de forma indireta. Como instrumento de pesquisa, definiu-se o questionário, que será aplicado aos egressos dos Cursos de Engenharia da UEAP. A estrutura da dissertação está alinhada em quatro seções: a primeira seção denominada “Mercantilização da Educação Superior: influências na formação acadêmica” que objetiva analisar as transformações ocorridas na universidade, na contemporaneidade, resultante da mercantilização da educação superior e suas influências na formação acadêmica. A segunda seção intitulada “O mundo do trabalho e a formação de engenheiros” tem por objetivo compreender o mundo do trabalho na contemporaneidade e o ideário pedagógico presente na formação de engenheiros no contexto neoliberal, com destaque na formação omnilateral como proposta contra-hegemônia nos cursos de engenharia. A terceira seção, sob o título “ A pesquisa”, apresenta o percurso metodológico da pesquisa, detalhando o método de investigação e de análise; define os instrumentos auxiliares de investigação. A quarta e última seção, denominada “Percepções de egressos da UEAP” analisa os discursos dos documentos oficiais sobre os cursos de engenharia da UEAP e dos egressos, na perspectiva de compreender as relações entre formação com o mundo do trabalho, assim como, os desafios enfrentados pelos egressos no mercado de trabalho. Os resultados parciais, sinalizam para a formação acadêmica de engenheiros, unilateral e neoprofissional. O descaso do governo do Estado com a IES, pela ausência de uma política de financiamento de educação superior e a ausência de uma política de acompanhamento de egressos.

Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES