Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO

DISCENTE: JOAO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO
DATA: 06/11/2018
LOCAL: BLOCO K, SALA K2

ORDEM E PROGRESSO? AÇÕES EDUCATIVAS DE NORMALIZAÇÃO E CONTROLE NOS GRUPOS ESCOLARES DE MACAPÁ/AP (1944-1956)

História da Educação. Política Educacional. Grupos Escolares de Macapá. Práticas Educativas. Cultura Escolar.

Este estudo objetiva avaliar as ações, as práticas e as culturas dos grupos escolares de Macapá, durante o primeiro governo do Território Federal do Amapá, comandado pelo capitão do exército brasileiro Janary Gentil Nunes (1944-1956). Neste contexto, apresenta-se como tema de investigação a política educacional de tais instituições, inseridas no interior da Amazônia macapaense. O ímpeto por esta temática reside no interesse em compreender no âmbito das políticas educacionais, sob quais circunstâncias, em um determinado período histórico, uma proposta disciplinadora deu origem ao modelo educacional denominado “Grupo Escolar” e como ações educativas de normalização e controle social subordinadas ao discurso de “Ordem e Progresso” eram propagadas no cerne dos grupos da capital territorial? De relevância sócio-histórica, a pesquisa justifica-se em face da inexistência de estudos cujo foco sejam essas instituições de ensino primário em Macapá, cidade que merece destaque não só por ser hoje a capital do Estado do Amapá, mas em virtude de, até outrora, no ex-Território, ter sido peça-chave no governo de Janary Nunes, para a instalação de seu projeto político de “modernização e civilização” alçado em práticas de controle social, disciplinares, civis e higienistas. A pesquisa em andamento vem contemplando autores como: Souza (1998; 2000; 2004), Saviani (2007; 2008; 2013), Reis e Sa (2006), Faria Filho (2000); Azevedo e Stamatto (2012), Buffa (2002), Julia (2001), Sanfelice (2007), dentre outros. No tocante aos procedimentos metodológicos, caminha-se pela abordagem de natureza qualitativa, caráter bibliográfico e tipo histórico-documental, com o recorte temporal no primeiro governo do TFA (1944-1956), que contemplará as ações de Janary Nunes em prol da reforma do GE de Macapá (1944) e a criação de três GE instalados na capital, respectivamente: GE Barão do Rio Branco (1946), GE Dr. Alexandre Vaz Tavares (1950) e GE General Azevedo Costa (1955). Para tanto, as fontes inquiridas, até o momento, estão sendo: o Relatório das atividades de Governo do Território Federal do Amapá, o Jornal Amapá, e os registros fotográficos da época, os quais estão disponíveis no setor de “Obras Raras” da Biblioteca Estadual Elcy Lacerda, no Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva e na Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED/AP). Toda as análises fundamentar-se-ão teórico-metodologicamente mediante a perspectiva da História Cultural e do Paradigma Indiciário. Para efeito de qualificação apresenta-se análises iniciais acerca do ideário educativo do governo para com a implantação dos GE, bem como, identificam-se algumas práticas de normalização e controle social dos macapaenses. Ressalta-se que a análise das práticas educativas encontram-se em fase preliminar, a qual aborda apenas o GE de Macapá (pretende-se após a qualificação dar continuidade nessas análises e incorporar no texto final da dissertação as práticas dos demais GE).

Interno - 1017221 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA
Presidente - 1010082 - REGINA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO
Interno - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - SONIA MARIA DA SILVA ARAÚJO - UFPA