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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA PANTOJA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA PANTOJA BRITO
DATA: 22/10/2018
HORA: 09:00
LOCAL: BLOCO K, SALA K1
TÍTULO:

O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ: PERFIS E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas educacionais. PROEJA. Perfis e expectativas de estudantes.



PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O texto dissertativo aborda o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O objetivo central consiste em analisar o perfil e as expectativas de estudantes, que buscam formação profissional no PROEJA, no Instituto Federal do Amapá (IFAP). Parte-se da perspectiva que a implementação de políticas públicas, entre as quais as educacionais, têm relação com os interesses das classes dominantes, os interesses do capital e demandas do mercado, empreendendo políticas e programas voltados para a formação de trabalhadores. Isso induz à oferta de cursos básicos ou técnicos profissionalizantes com o fim de promover qualificação geral ou específica de forma aligeirada para pessoas jovens, adultas e até idosas. Contraditoriamente, as políticas públicas sociais também decorrem da luta histórica da classe trabalhadora e movimentos sociais, na perspectiva de ampliação de direitos. Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no materialismo histórico-dialético. No que se refere a abordagem, considerando que pretende-se apreender informações referentes aos perfis e expectativas de sujeitos, a presente proposta caracteriza-se como quanti-qualitativa, além de constituir-se em uma pesquisa de campo. A apreensão dos dados se dará por meio de aplicação de questionários. O estudo terá como lócus investigativo o IFAP, especificamente as unidades acadêmicas que ofertam o PROEJA, sendo eles o curso técnico de nível médio na forma integrada em Logística do Campus Santana e as duas turmas de Curso técnico de nível médio na forma integrada de Agronegócio, uma ofertada no campus Porto Grande e outra em Laranjal do Jari. Os sujeitos da pesquisa serão estudantes matriculados nas turmas em andamento dos cursos de formação profissional. Também serão obtidas, com uso de questionário específico, informações junto aos Coordenadores do PROEJA no IFAP, em cada município analisado, para identificar o processo de implantação do Programa. A partir das análises já realizadas, com pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos teses e dissertações e pesquisa documental dos instrumentos que normatizam a EJA, particularmente o PROEJA, pode-se conceber o quão as ideologias neoliberais, as relações sociais estabelecidas pelo capitalismo, interferem na forma de sociedade existente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - JOÃO COLARES DA MOTA NETO - UEPA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 10/10/2018 17:10
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