Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRLENE DAMASCENO PICANCO

DISCENTE: CIRLENE DAMASCENO PICANCO
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Bloco I, Sala 04

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E AS ESCOLAS RIBEIRINHAS: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense

Amazônia; interculturalidade; educação do campo; formação de professores; currículo

A presente pesquisa cujo o tema é: Educação Intercultural e as Escolas Ribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense, desdobra-se em uma análise sobre como a formação continuada em serviço, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, têm contribuído para o desenvolvimento de práticas interculturais nas escolas ribeirinhas da Amazônia Amapaense? O percurso metodológico fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, sendo os dados analisados através do método análise de conteúdo.  A pesquisa apresenta um aporte teórico baseado nas concepções de cultura, monoculturalidade, interculturalidade, educação intercultural, educação monocultural, educação do campo, educação ribeirinha, currículo e suas implicações para educação no Brasil e na Amazônia amapaense. Foram utilizados alguns autores como referência, tais como:   Arroyo (2011), Candou (2016/2019), Apple (2003), Hage (2011/2022), Fleuri (2018), Coppete (2012), Figueiredo (2022), Tavares (2018).  A partir do referencial teórico, percebeu-se que a educação intercultural está distante das escolas, principalmente das escolas ribeirinhas da Amazônia amapaense e os saberes culturais ainda não fazem parte do currículo estabelecidos pelas escolas.

Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Externo à Instituição - ROGERIO ANDRADE MACIEL - UFPA
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 08:28