Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACO VILHENA DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACO VILHENA DE CASTRO
DATA: 21/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: BLOCO I, SALA 4
TÍTULO:

CONCEPÇÃO DE GESTÃO SUBJACENTE À ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: Os casos dos municípios de Santana e Mazagão/AP (2014-2024).


PALAVRAS-CHAVES:

Plano Municipal de Educação; Concepção de Gestão; Gestão Gerencial; Gestão Democrática; Monitoramento e Avaliação.   


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo pretende analisar a concepção de gestão que orienta o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação dos Municípios de Santana e Mazagão/AP, tendo como recorte temporal 2014-2024. Analisa a concepção de gestão presente na construção dos PME, na perspectiva da contrarreforma do Estado e da educação a partir da década de 90 quando se inicia um processo de mudança na estrutura administrativa, sob a tutela dos organismos multilaterais do capital que, no que diz respeito a educação, propõe mudanças gerenciais tanto na organização quanto na gestão inspiradas e fundamentadas nas práticas de gestão do setor privado. A partir dos achados teóricos de diversos autores, o estudo mostra, de forma preliminar, que o modelo de gestão gerencial, ao se apropriar dos instrumentos de gestão democrática, distorce seu significado e coloca em risco a construção da democracia no sentido de impedir a possibilidade de se construir um projeto educativo democrático e uma sociedade pautada em princípios democráticos participativos considerando que a gestão democrática  é um modelo de gestão que promove a participação social legitima e efetiva, a autonomia e a descentralização com base nos princípios basilares da democracia. Nessa perspectiva, este estudo se constitui em uma pesquisa de análise documental sob uma abordagem de cunho qualitativa sustentada no aporte teórico-metodológico do Materialismo Histórico-Dialético que permite uma análise da concepção de gestão gerencial em detrimento ao modelo de gestão democrática levando em consideração as categorias descentralização, autonomia e participação. Para tanto, a pesquisa é documental onde são analisados documentos que constituem a construção dos PME dos municípios-campos, na perspectiva da análise do discurso. O estudo já aponta para a necessidade de gestores públicos planejarem e efetivarem políticas públicas educacionais comprometidas com os princípios da gestão democrática participativa e que considere as legitimas demandas da sociedade.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 2206638 - MARGARETH DA SILVA GUERRA
Externo à Instituição - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 03/05/2024 10:23
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1