Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO

DISCENTE: STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO
DATA: 25/04/2024
LOCAL: Bloco K, Sala 03

EDUCAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA DE COVID-19: Atividades lúdicas como processo mediador na alfabetização de crianças na Amazônia Amapaense

Atividades lúdicas, mediação, alfabetização, COVID-19.

A pesquisa proposta concentra-se na análise da educação no contexto pós-pandêmico de COVID-19, com um foco específico nas atividades lúdicas como elemento mediador no processo de alfabetização de crianças na região da Amazônia amapaense. O objeto de estudo são as atividades lúdicas utilizadas como estratégia e metodologia de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização. A partir disso, este estudo se propõe a responder quais as contribuições lúdicas que envolveram as estratégias e metodologias adotadas pelo professor para mediar o processo de alfabetização dos alunos de sua turma, oriundos do ensino remoto emergencial, e reinseridos no ensino presencial em 2023? Afim de responder tal questionamento, o objetivo geral da pesquisa é compreender a utilização de atividades lúdicas como estratégia e metodologia de aprendizagem que medeiam o processo de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, e os objetivos específicos incluem identificar as formas de mediação utilizada pelo professor para diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos oriundos do ensino remoto durante a pandemia; averiguar a utilização de atividades lúdicas como estratégia e metodologia de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos após o ensino remoto, e entender como as atividades lúdicas contribuem para o processo de alfabetização dos alunos após o ensino remoto, no sentido de avaliar o avanço na aprendizagem das crianças. A abordagem metodológica adotada é cunho qualitativo, utilizando o estudo de caso etnográfico como metodologia de pesquisa. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada do fenômeno estudado, levando em consideração o contexto específico da Escola Estadual Araçary Correa Alves, localizada no Bairro Perpétuo Socorro em Macapá, na Amazônia Amapaense, a qual está sendo lócus da pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos envolvem a coleta de dados por meio de observação participante, pesquisa documental e diário de campo. Os colaboradores da pesquisa de campo são um (1) professor e vinte e um (21) alunos ao longo do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise de dados será realizada por meio da análise de conteúdo, buscando identificar os padrões e as contribuições lúdicas das atividades utilizadas na mediação da alfabetização. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a compreensão do papel das atividades lúdicas como estratégia e metodologia de aprendizagem na mediação do processo de alfabetização de crianças no período de pós-pandemia. A análise das formas de mediação utilizadas pelo professor, juntamente com a compreensão das contribuições lúdicas no avanço da aprendizagem das crianças, poderá auxiliar na promoção de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto amapaense e assim contribuir para o aprimoramento do ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - TÂNIA REGIANA LOBATO DOS SANTOS - UEPA
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 09:30