Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA KELLY FONSECA DA COSTA

DISCENTE: MARCIA KELLY FONSECA DA COSTA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Laboratório de Educação Fisica da UNIFAP

LAZER DE MULHERES PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DURANTE E PÓS-CICLO PANDÊMICO

Lazer; Professoras; Pandemia

Na primeira fase da pandemia, com o isolamento social, as pessoas precisaram se readaptar a uma nova realidade buscando alternativas de lazer dentro de seu ambiente domiciliar. Assim, as obrigações sociais, como o trabalho educacional realizado por professoras e as atividades de lazer, passaram a ser realizadas em um mesmo ambiente. Dessa forma, em uma disputa de tempo e espaço, o lar passou a ser visto como um ambiente de múltiplas dimensões sociais. Em razão disso, esta pesquisa parte do seguinte problema: de que forma o lazer vem sendo realizado por mulheres professoras de uma escola pública de Macapá durante e após o ciclo pandêmico da covid-19? O objetivo geral é compreender as atividades de lazer que vêm sendo realizadas por mulheres professoras de uma escola pública de Macapá durante e após o ciclo pandêmico.Como objetivos específicos, a pesquisa propõe discutir a participação das mulheres na busca por direitos sociais e de lazer; identificar as atividades de lazer mais vivenciadas pelas professoras de escolas públicas de Macapá durante e após o ciclo pandêmico; descrever os impactos ocasionados ao lazer das professoras nas diferentes fases da pandemia; analisar as estratégias utilizadas pelas professoras para manter em seu cotidiano as atividades de lazer. Como metodologia esta pesquisa conta com uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva. O local da pesquisa será a Escola Estadual Mário Quirino da Silva, tendo como participantes professoras de diferentes disciplinas atuantes em sala de aula. A coleta de dados ocorrerá por meio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, a fim de traçar o perfil socioeconômico das participantes, além de questões sobre os hábitos relacionados ao uso do tempo livre durante as diferentes fases da pandemia. Também será realizada uma entrevista semiestruturada com um grupo de professoras, que serão escolhidas após a análise dos resultados do questionário. A seleção das partícipes para a entrevista será por meio de uma amostragem via acessibilidade ou conveniência. A análise de dados se dará por meio de análise de conteúdo. Vale ressaltar que, para as perguntas objetivas do questionário, contar-se-á com uma análise estatística descritiva, a partir do programa de pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences – SPSS 20. Portanto, com os resultados desta pesquisa, será possível conhecer a realidade a respeito do lazer e o acesso a essa atividade pelas mulheres durante e após a pandemia, além de ser base para reflexão e debate sobre o assunto no meio científico e social, com o intuito de instigar a criação e a garantia do acesso às políticas públicas de lazer para as mulheres.

Presidente - 1979702 - GUSTAVO MANESCHY MONTENEGRO
Interno - 1734841 - CASSIA HACK
Externo à Instituição - MIRLEIDE CHAAR BAHIA - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 09:57