Banca de DEFESA: DENNYS MAX DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO

DISCENTE: DENNYS MAX DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO
DATA: 31/03/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/mwa-wpjs-imv

Gênero na Educação Física Escolar: As representações das e dos docentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

Estudos de Gênero. Educação Física Escolar. Representações

Esta pesquisa segue à efervescência dos debates do feminismo, que deram origem aos estudos de gênero, com intuito de aproximar e problematizar o tema “gênero da educação”, sobretudo na Educação Física escolar no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. Vale lembrar que, esta pesquisa não nega que existam diferenciações biológicas, contudo acredita que a prática diária de perpetuar as diferenças sexuais originou essa divisão que se tornou natural, e ainda que justamente estes argumentos estruturalistas sustentam um conjunto de estruturas significantes, como a heterossexualidade compulsória e outros marcadores sociais determinando ou pré-discursando sobre papéis e funções de mulheres e homens. Neste contexto, objetivou analisar as representações das/dos docentes de Educação Física do IFAP, acerca do tema gênero. Fundamentou-se em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O caminho metodológico foi constituído, a priori, de três etapas: 1) Levantamento bibliográfico; 2) Coleta de dados; e 3) Sistematização e análise de dados, elegendo-se a Análise do Discurso Crítica (ADC) em Resende e Ramalho (2019) como técnica de análise de dados. Dos resultados e análise traçada no trabalho ressaltou-se a realidade de compreensão limitada, em alguns casos negada, em outros distorcidas, das e dos discentes do IFAP em se tratando do termo gêneros, das relações de gênero que figuram o contexto do ensino da Educação Física no IFAP, são poucos os sujeitos que têm uma noção básica a respeito do tema. Também se evidenciou dentre as adversidades encontradas, a ausência de ações pautadas na ampliação dos debates sobre a temática, fato que tem reflexo na prática docente, muitas vezes, a/o professor deixa ou precisa encontrar formas e adequações para que possam trabalhar estes conteúdos em suas aulas. Também, para o posicionamento dos e das discentes no que tange a inclusão do tema em suas aulas, apesar de todos discursam sobre a importância disso, emergiu dois grupos, os que defendem são conscientes da necessidade de se trabalhar o conteúdo de gênero na Educação Física e os que acreditam que é preciso naturalizar o assunto a ponto de não haver mais demanda por abordar tais assuntos em suas aulas. Em conclusão, pontuamos que é preciso no ensino de Educação Física como um todo, assim como no IFAP, em primeira instância reconhecer e enxergar as diferenças, inclui-las sim como um conteúdo transversal e multidisciplinar que deve ser posto em prática, estruturar a matriz curricular e reconhecer institucionalmente a demanda existente sobre o debate e as discussão das dicotomias entre gêneros, Por fim, os discentes, precisam assumir seu protagonismo como educadores e sua grande responsabilidade na busca pela restruturação desse cenário que perpetua a sistemática das diferenças de gênero que limita, tolhe, e oprime pessoas, negando-lhes um direito fundamental de liberdade para ser e construir-se como ser social.

Externo ao Programa - 407607 - AGRIPINO ALVES LUZ JUNIOR
Externo ao Programa - 517.518.442-34 - DANIEL ALVAREZ PIRES - UFPA
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES