Banca de DEFESA: ALESSANDRA DA SILVA CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA DA SILVA CASTRO
DATA: 20/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nks-bdcs-hvc?hs=224

O CUSTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DOS CURSOS DE MEDICINA E ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Educação Superior; Custos de vida e de educação; Medicina; Artes Visuais; UNIFAP.

Essa investigação teve por objetivo geral analisar os custos da educação superior para estudantes dos cursos de Medicina e Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá –UNIFAP. Partimos da ideia de que, embora esteja em uma universidade pública, os acadêmicos arcam com despesas necessárias para se manter no curso, entretanto, diferentes contextos socioeconômicos compõem o espaço universitário e grande parcela dos estudantes necessitam de assistência para que possam permanecer e concluir seu curso de graduação, por essa razão é necessário compreender o perfil socioeconômico e os custos de vida e de educação dos estudantes, considerando as especificidades de cada curso e do contexto amapaense. Para tanto, entre os objetivos específicos deste trabalho estava identificar as políticas estudantis que objetivam a permanência do estudante pobre na educação superior, traçar o perfil e condições de vida destes acadêmicos, bem como identificar e analisar quais custos esses estudantes precisam arcar para se manterem em uma universidade pública. Para o alcance dos objetivos, a investigação fundamentou-se na abordagem quali-quantitativa, cujo tipo de pesquisa foi o estudo de caso. O percurso metodológico se desdobrou em três etapas, sendo que na primeira realizou-se levantamento bibliográfico, a segunda etapa foi a coleta de dados, por meio de dois instrumentos: aplicação de questionários aos estudantes regularmente matriculados dos cursos de Medicina e Artes Visuais e, entrevistas semiestruturadas com o coordenador de cada curso e com a Pro Reitoria de Extensão e Ações comunitárias (PROEAC), optou-se por cursos com características distintas quanto ao custo de educação. A terceira etapa consistiu na sistematização e a análise dos dados utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que muitos avanços se fazem necessários para uma compreensão ampliada de democratização da educação superior, pois apesar do quantitativo de estudantes de baixa renda ter se ampliado nas universidades brasileiras e na UNIFAP nos últimos anos, diferentes condições necessitam ser criadas para garantir a permanência dos estudantes, uma vez que o perfil socioeconômico predominante entre os discentes de ambos os cursos é de baixa renda. Constatamos ainda que pouco mais de 19% do total de estudantes das duas graduações declarou “não possuir renda”, cuja maioria que se declararam “sem rendimentos” foram acadêmicos de Artes Visuais. Quanto aos custos com educação, a pesquisa revelou valores variados entre os estudantes dos cursos no que tange as principais despesas como transporte, equipamentos eletrônicos, gastos pessoais e empréstimos contraídos.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - BELMIRO GIL CABRITO - NENHUMA