Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NILZANA BRAGA ESTEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILZANA BRAGA ESTEVES
DATA: 28/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/qbm-txyx-huw
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O SINAES: O que revelam os estudos no Brasil? (2008-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior, Avaliação da Educação Superior, Autonomia, Hegemonia, contra hegemonia, emancipação científica, poder, reprodução, resistência.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo situa-se na fronteira das tensões entre regulação e emancipação entendidas no debate geral das políticas de educação superior. Tais políticas estão vinculadas às estratégias de inserção da economia nas grandes transformações que vêm ocorrendo na base produtiva do capitalismo em âmbito mundial. Nesse contexto são instauradas políticas públicas de avaliação com o intuito de atender aos interesses da sociedade e do capital. Incide nessa questão o objetivo desta pesquisa analisar as representações epistemológicas existentes na produção do conhecimento acerca do SINAES, a fim de compreender se a crítica especializada promove a emancipação em uma perspectiva que compreende os fenômenos sociais e seus intervenientes para a educação ou apenas reproduz os conhecimentos hegemônicos. Para tanto, analisou-se artigos publicados em periódicos, trabalhos publicados em anais de eventos da área de educação e a produção intelectual advinda dos programas de pós-graduação (teses e dissertações) de autores das regiões norte, sul e sudeste. O período e seleção do material coletado foi de 2008 até 2018 e se refere diretamente ao tema da Avaliação da Educação Superior, em que se intenta realizar uma análise do objeto relacionando-o em sua totalidade, historicidade e contradições para que, assim, possa-se alcançar a compreensão acerca dos discursos oficiais da política de avaliação da Educação Superior, com questões fulcrais sobre qual a face contraditória, o modo de regulação para manter a ordem social e status quo. É uma pesquisa do tipo qualitativa com enfoque crítico-dialético que segundo Teixeira (2012), visa fazer uma análise histórica crítica, discutir práticas, refletir trajetórias, cartografar movimentos coletivos e discutir estratégias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Presidente - 2206638 - MARGARETH GUERRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/06/2021 19:12
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1