Banca de QUALIFICAÇÃO: MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES

DISCENTE: MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES
DATA: 30/10/2018
LOCAL: BLOCO K, SALA K2

GÊNERO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: saberes de professoras do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá na perspectiva da decolonialidade.

Gênero. Professoras. Educação Superior. Saberes. Decolonialidade.

O estudo traz como objetivo principal investigar os modos como são articuladas e representadas as questões de gênero nos saberes das professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá a luz da perspectiva teórica decolonial. Levando em consideração a história protagonista de professoras universitárias, emerge a seguinte problemática de pesquisa: Como são articuladas e representadas as questões de gênero nos saberes das professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, à luz da perspectiva da decolonialidade? O arremate metodológico se pautará em dois momentos: um de cunho bibliográfico para oferecer suporte aos direcionamentos do esboço analítico e outro de cunho empírico, apoiado na pesquisa qualitativa, em que serão realizadas na etapa de pesquisa de campo aplicação de entrevistas semiestruturadas com (6) seis a (12) doze professoras, recorrerá também a um levantamento histórico da UNIFAP, e à documentos específicos ao Curso de Licenciatura em Pedagogia. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento da escrita, organizado e dividido em quatro seções. A primeira intitula-se “Gênero na Universidade: da colonialidade à decolonialidade. Aborda a historicidade da colonialidade na América Latina, em específico a lógica categorial eurocêntrica no âmbito da universidade brasileira, a partir do tripé Poder, Ser e Saber que legitimou o privilégio epistêmico de gênero, seus estereótipos, e uma geopolítica do conhecimento genereficado. A segunda seção, “Indicadores ao debate de gênero na Universidade: a expansão das matrículas de mulheres no Brasil”, apresenta recorte teórico de caráter histórico do Ensino Superior no Brasil como precedentes de causa para assim compreender a dinâmica das questões relativas a gênero na contemporaneidade, analisando a partir de dados do Censo da Educação Superior a majoritária presença de mulheres na Universidade, e sob este enfoque, o espaço de debate de gênero na Universidade. Na terceira seção, “Gênero na UNIFAP: Saberes de Professoras Universitárias” pretende-se fazer uma contextualização da Universidade Federal do Amapá, enquanto campo de pesquisa, bem como caracterizar o Perfil das Professoras Colaboradoras da Pesquisa, apresentando assim, os primeiros contatos e análises sobre esse público, identificando nas experiências como a colonialidade atravessa as atividades de atuação docente, enquanto mulheres e Professoras Universitárias, sobretudo, do Curso de Pedagogia. A quarta e última seção “Professoras Universitárias: um protagonismo decolonial indispensável” aborda reflexões sobre saberes que transgridam os limites coloniais do invisível postos na Universidade. Destaca-se assim o perfil profissional da/do pedagoga/o formado na UNIFAP, evidenciando a formação da mulher e do homem integral, e demonstra através da corpo-política das docentes, as representações sociais de gênero em suas vivencias e linguagens de necessidades como desafio da inserção de gênero enquanto tema necessário e urgente, o viés da decolonialidade é giro importante para tal pauta. Em fase disso, se apresenta pela perspectiva decolonial, um novo protagonismo para nossa sociedade, a Pedagogia Feminista Decolonial na Universidade. O presente trabalho, encontra-se cadastrado à Plataforma Brasil sob parecer favorável do comitê de ética.

Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - USP