Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISES DE JESUS PRAZERES DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE: MOISES DE JESUS PRAZERES DOS SANTOS BEZERRA
DATA: 23/10/2018
LOCAL: AUDITÓRIO CEPA-UNIFAP

“SE EU NÃO FIZER O BEM, O MAL NÃO FAÇO!”: AS PRÁTICAS CULTURAIS/RELIGIOSAS AFROINDÍGENAS DO QUILOMBO DO CRIA-Ú E SUA EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DE CASO

Cultura. Afroindiginismo. Quilombo do Cria-ú. Educação Quilombola. Ensino Religioso.

Este estudo, por título: Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do Quilombo do Cria-ú e sua Educação - um estudo de caso, tem como objetivo investigar como estão configuradas as práticas culturais/religiosas afroindígenas da comunidade quilombola do Cria-ú, sua interação com currículo escolar trabalhado pela instituição de ensino localizada na comunidade, em especial pelo componente curricular Ensino Religioso e os seus reflexos do processo de ensino e aprendizagem para a construção da identidade étnico-quilombola dos estudantes. Compreendendo que discutir concepções de conhecimento e de educação para as comunidades quilombolas significa considerar a necessidade da interação entre os conteúdos curriculares e os saberes tradicionais locais; as identidades, as crenças, as espiritualidades, os costumes, a ética, a estética, a arte, a musicalidade, a culinária, entre outros elementos, em uma inter-relação epistemológica/simbólica, que possibilita a valorização das vivências comunitárias no processo de ensino e aprendizagem de cada educando, visibilizando e reconhecendo os saberes locais como possibilidade epistemológica, patrimônio cultural e construtores de identificações étnicas. Além disso, esta pesquisa pretende deixar à comunidade do Cria-ú e à Escola José Bonifácio uma proposta curricular para a disciplina de Ensino Religioso, considerando as normatizações nacionais e estaduais para as relações étnico-raciais, para a Educação Escolar Quilombola e os elementos da religiosidade afroindígena vivenciados pela comunidade e relatadas nesta pesquisa.

Externo à Instituição - AGENOR SARRAF PACHECO - UFPA
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS