Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLIANNA PIMENTEL FERREIRA

DISCENTE: POLLIANNA PIMENTEL FERREIRA
DATA: 10/10/2018
LOCAL: BLOCO K, SALA K2

A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA DO “OURO NEGRO”: o programa educacional da ICOMI no Distrito de Santana/AP (1960-1984).

Educação. Fordismo. Educação Icomiana. Amazônia. Amapá.

Este trabalho surge do interesse em compreender as concepções e ações educacionais da empresa Indústria e Comércio de Minérios S. A. (Icomi), desenvolvidas durante o período de 1960 a 1984, no então Território Federal do Amapá. Abordando a interface entre educação e fordismo, buscamos analisar a instituição do programa educativo icomiano, pautado no modelo fordista de produção e regulação social, conexo à política de educação tecnicista reforçada e consolidada no país neste contexto. Assim, com este relatório parcial da pesquisa, evidenciando os resultados preliminares do estudo em curso, objetivamos analisar a relação entre o programa educacional da Icomi e o fordismo na Amazônia amapaense, com enfoque na experiência da Escola de Vila Amazonas e nos projetos extraescolares. A relevância desta investigação advém da necessidade de se construir e compreender a história da educação amapaense, que perpassa, além da instituição de outras políticas em distintas temporalidades, também pelo entendimento da função que a educação icomiana teve ao cumprir o papel de transmissora de ideologias, particularmente formando para o trabalho várias gerações de amapaenses. Deste modo, o questionamento que norteou o trabalho foi o seguinte: de que modos e em que medida a educação icomiana concorreu para a concretização do modelo de desenvolvimento fordista no TFA? A partir desta perspectiva, definimos como principal recorte espacial a Vila Amazonas, enfatizando as ações educativas que se desenvolviam dentro da escola e fora dela. Assim, elegemos o período de 1960 a 1984 como recorte cronológico da pesquisa, considerando que foi no ano de 1960 que a Escola de Vila Amazonas passou a funcionar no Distrito de Santana e as ações educativas escolares efetivam-se nesse espaço, sopesando que as demais ações de regulação social da empresa já eram sólidas na ocasião. A pesquisa se prolongará até o ano de 1984, momento que a Esvam deixa de ser administrada pela Icomi e passa aos comandos da Fundação Bradesco. Por meio da análise de artigos de periódicos, de registros escolares e da bibliografia especializada foi possível elucidar as diretrizes de uma educação elitista, excludente e que atendeu principalmente aos interesses do capital.

Externo ao Programa - 2885014 - ELKE DANIELA ROCHA NUNES
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo ao Programa - 3372864 - PAULO MARCELO CAMBRAIA DA COSTA
Interno - 1010082 - REGINA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO