Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIANE COELHO DOS SANTOS

DISCENTE: KATIANE COELHO DOS SANTOS
DATA: 06/08/2024
LOCAL: Bloco I, Sala 04

EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACAPÁ/AP

Educação Ambiental. Saberes. Sustentabilidade. Amazônia.

Esta pesquisa apresenta como objetivo geral compreender as concepções socioambientais dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da ETI Tiradentes sobre Educação Ambiental, ancorado a esse objetivo principal, temos os objetivos específicos que são: 1. Investigar o que os estudantes entendem por questões socioambientais contemporâneas 2. Analisar as práticas cotidianas dos estudantes em relação ao meio ambiente. 3. Investigar de que forma essas práticas educativas têm impactado o conhecimento, atitudes e comportamentos dos estudantes em relação ao meio ambiente. Como problema direcionador do estudo propõe-se: Como a escola tem contribuído efetivamente para a promoção da Educação Ambiental entre os estudantes? Sua área de estudo consiste a escola Estadual de Tempo Integral Tiradentes, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. Para que os objetivos sejam alcançados e a problemática seja esclarecida, realizar-se- á uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Utilizando as técnicas de observação direta; documentação, aplicação de questionário com 20 (vinte) perguntas semiestruturadas e o Círculo de Cultura. Estes dados serão analisados a partir da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Ao final, o estudo pretende abordar não apenas as complexidades da sustentabilidade, mas oferecer perspectivas sobre como a Educação Ambiental pode contribuir para um futuro mais equitativo e regenerativo. Espera-se diante dos resultados compreender a partir das percepções socioambientais dos estudantes a Educação Ambiental no ambiente escolar.

Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO BERNARDO LOUREIRO - UFRJ
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Presidente - 764.069.202-44 - RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 17:41