Banca de QUALIFICAÇÃO: ALUANA VILHENA AMORAS

DISCENTE: ALUANA VILHENA AMORAS
DATA: 28/04/2023
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/osn-qhix- wwc

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EM MACAPÁ-AP (2020 E 2021): O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Práticas docentes. ensino remoto. tecnologias digitais. vivências de professores.

O ano de 2020 foi marcado globalmente pelo início da Covid-19, que afetou o desenvolvimento e a realização tradicional das atividades educacionais. Uma medida adotada pelas instituições públicas amapaenses, a fim de propiciar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem formal, foi a prática do ensino remoto em todas as disciplinas do currículo escolar. Como as disciplinas de Línguas Estrangeiras (LE) precisam de um formato de ensino diferenciado, que contemple as competências de comunicação de: compreensão oral e escrita, produção oral e escrita, focar-se-á neste trabalho as práticas e vivências docentes de LE no período de 2020 e 2021 com base no seguinte problema de pesquisa: Como os professores de LE vivenciaram o uso de tecnologias digitais em suas práticas docentes no ensino remoto? Assim, este trabalho objetiva analisar as práticas docentes vivenciadas pelos professores de LE no ensino remoto, durante o período pandêmico (2020 e 2021), em Macapá-AP, com foco do uso de tecnologias digitais. Tendo como objetivos específicos a) discutir sobre prática docente no contexto educacional do ensino remoto; b) averiguar a aplicação de recursos tecnológicos na educação, com foco nos recursos tecnológicos digitais utilizados por professores no ensino remoto, bem como entraves, possibilidades e desafios enfrentados na prática docente e c) investigar as vivências de professores de línguas estrangeiras em suas práticas quanto ao uso de recursos tecnológicos digitais em três escolas estaduais de Macapá-AP. Metodologicamente, será realizada pesquisa de cunho qualitativo, com suporte no método hermenêutico, em que será realizada pesquisa de campo, na cidade de Macapá, em três escolas estaduais: Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Mário Quirino da Silva e Escola Estadual  General Azevedo Costa. O instrumento utilizado para coleta de dados será a entrevista narrativa com seis professores de disciplinas de LE, sendo dois de cada escola, acerca de suas vivências com o uso de tecnologias digitais no ensino remoto realizado nos anos de 2020 e 2021. Diante disso, anuncia-se a relevância da pesquisa: no aspecto social proporcionará visibilidade à sociedade sobre questões relacionadas ao ensino de LE antes e durante o período pandêmico na região norte do Brasil. No campo educacional, demonstrará dificuldades, possibilidades e benefícios do uso de tecnologias nas aulas remotas de professores de LE em escolas públicas. E no aspecto político, a pesquisa poderá subsidiar políticas educacionais voltadas para a inclusão digital de professores e estudantes.

Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 08:38