Banca de DEFESA: KATIA DE NAZARE SANTOS FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA DE NAZARE SANTOS FONSECA
DATA: 31/10/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: a política nacional do novo Ensino Médio e sua gestão no Estado do Amapá (2016-2019)

Política e Gestão Educacional. Lei 13.415/2017. Ensino Médio em Tempo Integral.

Esta pesquisa versa sobre a efetivação da Política Nacional do Ensino Médio em                       Tempo Integral, pelo Governo do Estado do Amapá. O problema indaga: com a adesão                 do GEA à Política de Fomento às Escolas de EMTI, decorrente da Lei 13.415/2017, quais                 os corolários para o sistema estadual de ensino, agentes educacionais e estudantes envolvidos?        O eixo dessa inquietação articula elementos da implantação e implementação do atual                       padrão estipulado ao EM, destacando-se as condições em que essa política se realiza e em que medida concorre ao alcance das Metas do PNE, bem como das do PEE/AP. Os objetivos constam de avaliar o modus operandi do GEA na materialização da Reforma do EM e suas decorrências; identificar as providências administrativas, físico-estruturais e técnico-pedagógicas que a SEED tomou para implantação do EMTI; averiguar se as ações implementadas têm o potencial de elevar o nível de desempenho escolar dos alunos,                         no sentido de atingir o previsto nas Metas 7/PNE e 12/PEE; e conferir se os resultados parciais de tal política têm sido considerados no plano de gestão da SEED, visando atingir aos desígnios de expansão da rede escolar em Tempo Integral, conforme a Meta 6 (PNE/PEE). A investigação recorre ao Materialismo Histórico e aos estudos de pesquisadores contemporâneos, de perspectiva marxista, que vêm discutindo as tendências da política educacional brasileira em tempos de reconfiguração do capital, para subsidiar à análise e as críticas desenvolvidas nesta pesquisa. A metodologia articula pesquisa de campo e documental. Em campo, realizou-se incursão na SEED e em 2 escolas de EMTI, em Macapá, para capturar fatores de ordem política, pedagógica e financeira, determinantes à modelagem do novo Ensino Médio. Para a coleta de dados junto aos sujeitos informantes – gestores do macro e do microssistema educacional amapaense envolvidos com essa política, além de membros do corpo técnico-pedagógico e professores das escolas de EMTI – utilizou-se de Entrevista semiestruturada. Quanto à pesquisa documental, a averiguação recaiu sobre o corpus legislativo orientador da Reforma do EM, bem como em documentos elaborados por aparelhos privados da hegemonia, elementos imprescindíveis à compreensão dos reais interesses e movimentos dos agentes do poder. Os resultados indicam que a Lei 13.415/2017 almeja radical reconfiguração do EM, e em tempo recorde, sem garantir ao sistema estadual de ensino o aporte financeiro necessário à organização e à operabilidade – com qualidade – desse segmento educacional em regime de tempo integral. Infere-se daí que o novo arquétipo aplicado ao Ensino Médio no Amapá, calcado no Programa Federal de Fomento às Escolas de Tempo Integral, ao mesmo tempo em que vem comprometendo a permanência e a conclusão dos estudos de parte do público pleiteante dessa etapa de escolarização, sofre sérios riscos de solução de continuidade.

Externo ao Programa - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 1017221 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 21/10/2019 19:22