Banca de DEFESA: BRUNA CARDOSO GONÇALVES

DISCENTE: BRUNA CARDOSO GONÇALVES
DATA: 25/10/2019
LOCAL: BLOCO DA K, SALA K1

DOS BARRACÕES DOS FESTEIROS PARA ESCOLA: a Dança do Marabaixo nas aulas de Educação Física

Educação Física plural; currículo, Marabaixo.

As discussões acerca da diversidade cultural agregam para a sociedade contemporânea uma nova realidade que, por conseguinte, impõem para escola outras responsabilidades. O reconhecimento do ambiente escolar como espaço de convivência e do diálogo harmônico entre grupos sociais de origens culturais diferentes tencionam o currículo para incorporar a noção de pluralidade. Nesse sentido, está posto para a escola o desafio de criar um novo caminho de formação que contemple o acervo de valores e conhecimentos pertencentes a grupos que comumente são negligenciados e silenciados no currículo escolar tradicional. Esta dissertação está dedicada a tematizar a dança do Marabaixo como conteúdo de ensino da Educação Física. O Marabaixo é a maior manifestação cultural de matriz africana que está inserida no cotidiano da população do Estado do Amapá. Como festa popular, atrelada à origem da cidade de Macapá-AP, diz muito sobre a história de resistência, o enfrentamento de preconceitos e do racismo vivenciados pela população negra no Amapá. Pela relevância dessa tradição afro-amapaense de grande impacto no cenário local e por representar um importante conjunto de conhecimentos e saberes, identifica-se a pertinência e a necessidade de incorporar o Marabaixo ao currículo oficial da escola amapaense. Já a Educação Física, inserida num contexto de mudanças em sua prática pedagógica, carrega o desafio de diversificar seus conteúdos de ensino visando incorporar maior legitimidade educacional. A partir dos dilemas envolvendo de um lado a questão da diversificação/ampliação dos conteúdos de ensino da Educação Física na escola e de outro, a demanda de incrementar a pluralidade no currículo escolar, surge a necessidade de problematizar a inclusão do Marabaixo como temática do componente curricular Educação Física. Objetivou, assim, analisar o lugar da Dança do Marabaixo nas aulas de Educação Física em escolas de Macapá-AP, considerando a perspectiva de professores e professoras desse componente curricular, bem como o contexto social no qual essas escolas estão inseridas. Além disso, objetivou-se reconhecer e analisar outras questões complementares que dizem respeito à/ao: a) correlação entre formação profissional e a escolha de conteúdos de ensino nas aulas Educação Física; b) lugar e ausência do conteúdo dança nas aulas de Educação Física e; c) história e cultura afrobrasileira nas aulas de Educação Física. Para tanto, o estudo, de caráter qualitativo e do tipo descritivo, baseou-se numa pesquisa de campo, que teve como sujeitos 9 professores e professoras de Educação Física de escolas públicas situadas nos bairros onde o Marabaixo está fortemente inserido, com os quais foi aplicado um questionário com perguntas dissertativas e de múltipla escola. Como resultado, pode-se considerar que: a dança do Maraixo está presente nas aulas de Educação Física, de forma tímida e não hegemônica, apesar de todos os participantes do estudos reconhecerem que o Marabaixo deva fazer parte do currículo; existe alguma correlação entre formação profissional dos professores e a inserção da dança/dança do Marabaixo nas aulas de Educação Física; os professores apontam a resistência dos alunos e a falta de infraestrutura das escolas como a principal dificuldade para inserção da dança/dança do Marabaixo nas aulas; dos professores que desenvolvem a dança do Marabaixo nas aulas, a maioria utilização de pesquisas escolares, vídeos e visita a espaços como metodologias de ensino; a maioria das escolas pesquisadas tematizam o Marabaixo comoprojeto de ensino, logo, existe uma escola que não promove nenhum projeto sobre o Marabaxo.

Presidente - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Externo ao Programa - 1825995 - RONEDIA MONTEIRO BOSQUE
Notícia cadastrada em: 11/10/2019 16:39