Banca de DEFESA: BETEL PEREIRA DE CASTRO

DISCENTE: BETEL PEREIRA DE CASTRO
DATA: 15/05/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 2

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL

Educação. Relações raciais. Racismo. Antirracismo. Formação de professores.

A educação das relações raciais tem sido discutida em todo Brasil nos últimos tempos. Contudo, para que haja a superação do racismo e seus desdobramentos, é essencial um trabalho efetivo da coletividade em prol desse movimento. Nesse contexto, a universidade como uma importante instituição na formação de professores tem o papel de articular conhecimentos necessários para o resgate positivo da presença negra na sociedade brasileira. Para tanto, é precisoefetivar práticas e políticas antirracistas nos currículos escolares e universitários. Este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre a contribuição da educação para as relações raciais na formação docente do curso de Pedagogia, para o enfrentamento ao racismo. A pesquisa se configura em um estudo de caso com enfoque em abordagem qualitativa. A metodologia para coleta de dados materializa-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, buscando dar visibilidade à percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia através de questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento de dados utilizou-se a Análise do Conteúdo de Bardin (2016), tanto para discorrer sobre os documentos pertinentes a este estudo quanto para analisar as percepções dos sujeitos. Os resultados apontaram para o fato de que os estudantes percebem a relevância dessa temática na formação de professores, uma vez que esse processo pode redimensionar o olhar, por meio de uma consciência crítica e reflexiva e da descolonização das mentes. Assim, na perspectiva de trazer a lume questões sobre as relações raciais na formação docente, tendo em vista os avanços sobre essa temática no âmbito universitário amapaense, com recorte no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP),vislumbrando reflexões e práticas pedagógicas para o enfrentamento ao racismo, é que este estudo visa contribuir, considerando assim, a importância da educação para as relações raciais na formação de professores para o combate às práticas racistas na educação formal e demais espaços sociais.

Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Presidente - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 09:18