Banca de DEFESA: ORLEANS SILVA SOUSA

DISCENTE: ORLEANS SILVA SOUSA
DATA: 11/04/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/grq-szvg-bjn

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NO CONTEXTO GLOBAL (2013 – 2020)

Internacionalização. Educação Superior. Região Norte

As discussões em torno da internacionalização na atualidade, especificamente no contexto brasileiro, expõem um conjunto de contradições, sobretudo, no tocante à redefinição das funções da universidade, enquanto espaço de produção do conhecimento. É no âmbito desse debate, que se propõe esta pesquisa, cujo objeto refere-se à Política de Internacionalização da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com recorte temporal que envolve o período de 2013 a 2020. Trata-se de um estudo que remonta à própria origem dessa universidade, situada na Amazônia, na Região Norte, que na última década, vem sendo convocada para se colocar em evidência no cenário internacional. Nesse contexto, constituiu-se o seguinte problema de pesquisa: De que maneira vem se desenvolvendo o processo de internacionalização da Universidade Federal do Amapá, tendo em vista os mecanismos de indução do governo federal no tocante às ações de internacionalização das instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras?Objetivou-se analisar o processo de internacionalização da Universidade Federal do Amapá, tendo em vista os mecanismos de indução do governo federal em relação às ações de internacionalização das instituições federais de ensino superior brasileiras. Como desdobramentos do estudo elencou-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar a relação entre o processo de internacionalização das IES brasileiras e as tendências no cenário global; b) verificar como a internacionalização das IES tem repercutido enquanto concretização das políticas nacionais na região norte; c) analisar o planejamento, execução e resultados da política de internacionalização da UNIFAP, evidenciando adesões e resistências.  Consiste em um estudo de abordagem quali-quantitativa, adotando-se o Estudo de Caso, pautado na política de internacionalização da UNIFAP. A base teórico-metodológica escolhida foi o Materialismo Histórico Dialético, que se apresenta enquanto teoria social, cujas categorias basilares para o desenvolvimento do estudo configuraram-se na Totalidade, Contradição e Mediação, pelas mesmas proporcionarem a apreensão do objeto investigado para além da sua aparência fenomênica. O levantamento das informações foi realizado por meio da utilização de documentos, enquanto fontes de evidências, quais sejam: PDI (2010-2014), PDI (2015-2019), PDI (2020-2024), Relatório de Registro de Mobilidade Internacional da PROCRI, Informações do Portal da UNIFAP na página da PROCRI e PROPESPG, Relatórios dos PPGs da UNIFAP na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020). No tocante ao tratamento dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo, conforme as etapas propostas por Bardin (1977), as quais envolvem a Pré-análise, a exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Constatou-se que a UNIFAP vem desenvolvendo sua política de internacionalização alicerçada em três eixos, quais sejam: Mobilidade Acadêmica Internacional, Cooperação Interinstitucional Internacional e Políticas Linguísticas. Estes perpassam pelas ações desenvolvidas pela PROCRI e PROPESPG. A universidade vem mobilizando esforços para ampliar suas ações de internacionalização, conforme dados destacados nos últimos PDIs, sobretudo em atendimento aos requisitos de agentes reguladores. Entretanto, sua política de internacionalização tem como característica basilar a condição fronteiriça, o que lhe confere uma perspectiva internacionalização solidária.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO LUCENA - UFU
Externo à Instituição - OLGAISES CABRAL MAUES - UFPA