Banca de DEFESA: MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES

DISCENTE: MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES
DATA: 15/04/2019
LOCAL: BLOCO K, SALA K1

GÊNERO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Percepções de professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá na perspectiva da decolonialidade

Gênero. Professoras. Educação Superior. Percepções. Decolonialidade.

O estudo traz como objetivo principal compreender os modos como são articuladas e representadas as questões de gênero nas percepções das professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), à luz da perspectiva teórica decolonial. Levando em consideração a história protagonista de professoras universitárias, emerge a seguinte problemática de pesquisa: como são articuladas e representadas as questões de gênero nas percepções das professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, à luz da perspectiva da decolonialidade? O arremate metodológico se pautou em dois momentos: um de cunho bibliográfico, para oferecer suporte aos direcionamentos do esboço analítico, e outro de cunho empírico, apoiado na pesquisa qualitativa em que foi realizada, na etapa de pesquisa de campo, aplicação de entrevistas semiestruturadas com 3 (três) professoras. Recorri também a um levantamento histórico da UNIFAP e a documentos específicos ao Curso de Pedagogia. O estudo está organizado e dividido em três seções. A primeira intitula-se “Gênero na Universidade: da colonialidade à decolonialidade” e aborda a historicidade da colonialidade na América Latina, em específico a lógica categorial eurocêntrica no âmbito da universidade brasileira que legitimou o privilégio epistêmico de gênero, seus estereótipos e uma geopolítica do conhecimento genereficado. A segunda seção, “Mulheres na Educação Superior: indicadores ao debate de gênero na Universidade”, apresenta recorte teórico de caráter histórico do Ensino Superior no Brasil como precedentes de causa e da dinâmica relativas a gênero na contemporaneidade a partir de dados do Censo da Educação Superior sob o enfoque da majoritária presença de mulheres na Universidade. A terceira seção, “A questão de gênero na UNIFAP: o protagonismo decolonial de professoras do curso de Pedagogia”, contextualiza a UNIFAP enquanto campo de pesquisa e caracteriza o perfil das professoras colaboradoras da pesquisa analisando, nas experiências, como a colonialidade atravessa as atividades de atuação docente de mulheres e professoras universitárias, sobretudo, do Curso de Pedagogia. Sobre a forma como as questões de gênero mostram-se articuladas e representadas pelo conjunto das colaboradoras da pesquisa, os resultados apontam para as implicações em torno do Ser, Saber e Poder na universidade. Quanto às questões de gênero nos documentos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIFAP, identifiquei que não há nos planos de ensinos disciplinas específicas de gênero, e embora haja conteúdo da temática inseridos em várias disciplinas, a palavra gênero não aparece em nenhuma de suas ementas, sendo temática invisível à necessidade com que discorre esse estudo. O entendimento das questões de gênero pelas professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIFAP perpassam suas trajetórias formativas, indicando memórias de afeto, de técnica/consciente e de aproximação objetiva/prática na escolha e entrada à carreira profissional. Outro achado perpassa o entendimento de Ser a partir de categorias de análise da Vigilância de gênero, Hierarquização de gênero e Estereótipos de gênero; Saber, na percepção de gênero, como construções históricas sociais sobre os sexos; e Poder, como privilégios físicos, cognitivos, sociais e psicológicos do masculino sobre o feminino na universidade. Essas relações de privilégio assinalaram uma ferida em aberto: o machismo, aqui analisado a partir das categorias de posição de referências masculinas de superioridade, simbólica e qualificadora de atribuições no social. Necessidades de gênero também foram depreendidas, revelando sugestões à promoção de gênero como debates e discussões, criação de cotas às mulheres e de estrutura ao amparo de filhas/os de mulheres alunas e professoras como de giro decolonial feminista na universidade.

Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo ao Programa - 1824721 - ANA CRISTINA DE PAULA MAUES SOARES
Externo ao Programa - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO