PROGRESSÃO FUNCIONAL E AVALIAÇÃO POR DESEMPENHO: análise dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores das redes de ensino dos municípios do estado do Amapá
Carreira Docente; Avaliação de Desempenho; Progressão Funcional; Rede municipal de ensino do Amapá; Políticas Educacionais.
O presente estudo, em andamento, é vinculadoa linha de “Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).A pesquisa investiga a progressão funcional e a avaliação por desempenho nas carreiras dos professores das redes municipais do Estado do Amapá. Analisando os Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) e as Fichas de Avaliação por Desempenho dos desesseis municípios do estado do Amapá, a pesquisa busca compreender como esses mecanismos impactam a valorização do trabalho docente, considerando o contexto das políticas educacionais neoliberais. A análise, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético e com a utilização da Análise de Conteúdo como técnica, dialogará com os dados e possibilitará compreender possíveis contradições entre o discurso de valorização do magistério e as práticas de avaliação e progressão, muitas vezes pautadas por critérios de produtividade e meritocracia.