ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DO AMAPÁ (2011-2021) NO CONTEXTO DA EVASÃO ESCOLAR
Cultura e Diversidade. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Evasão Escolar.
Produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, no estado do Amapá, esta pesquisa aborda a multiplicidade sociocultural dentro do contexto da realidade do processo de evasão que ocorre com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede público de ensino do estado do Amapá, constituindo-se como objetivo geral foi analisar a diversidade sociocultural representada nos indicadores da evasão dos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na realidade amapaense. Para alcançar este objetivo, nos apoiamos em estudos desenvolvidos por Freire (1980; 1997; 2002), Pelandré (1998;2002), Haddad e Di Pierro (2000a; 2015), entre outros teóricos, os quais foram fundamentais para subsidiar os argumentos e análise aqui desenvolvidos. A abordagem foi de caráter qualitativo, utilizando como metodologia a pesquisa documental e análise interpretativa, que permitiu identificar e analisar documentos legislativos e normativos, bem como aspectos das políticas públicas e demais instrumentos documentais sobre os estudantes da EJA no município de Macapá, com ênfase para os dados estatísticos que apresentam os indicadores sociais, destacando como a diversidade sociocultural se relaciona às razões da alta evasão nessa modalidade educacional. Em síntese, esta pesquisa sobre os aspectos socioculturais dos estudantes da EJA no estado do Amapá ressaltou a relevância de considerar a
diversidade presente nessa modalidade educacional e o quanto ela influencia na evasão escolar.