FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR: perspectivas da Educação Libertadora sobre diversidade sexual e enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação básica
Diversidade sexual; Formação de Professores; Enfrentamento; LGBTQIA+fobia.
Este estudo traz como objetivo principal compreender a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia matriculados no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), sob a perspectiva da educação libertadora, no intuito de verificar as percepções dos acadêmicos sobre a temática da diversidade sexual no processo formativo e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia nas escolas. Levando-se em consideração a experiência que estes acadêmicos possuem na educação básica, emerge a seguinte problemática de pesquisa: como a formação proporcionada pelo PARFOR contribui para que os acadêmicos do curso de Pedagogia compreendam a perspectiva da Educação libertadora na temática da diversidade sexual e no enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação básica? O caminho metodológico está pautado em dois momentos: um de cunho bibliográfico, para oferecer suporte aos direcionamentos do esboço analítico, e outro de cunho empírico, firmado sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, que será realizada na etapa de pesquisa de campo, através da aplicação de entrevistas narrativas a acadêmicos do 8º módulo do curso de Pedagogia do PARFOR, da UEAP. O intuito é verificar, através das suas narrativas, suas perspectivas em relação à temática da diversidade sexual e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia. Para a análise das entrevistas, esta pesquisa fundamenta-se no campo da Hermenêutica-dialética, que proporcionará uma análise crítica sobre o processo social e o processo de conhecimento expresso na linguagem dos entrevistados, na tentativa de compreender como estes se percebem e fazem parte do enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação amapaense.