AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2019-2022)
Condições de Trabalho; Trabalho Docente; Ensino Superior; Ensino Remoto Emergencial.
Este estudo busca analisar as condições de trabalho dos/as docentes que compõem um único colegiado de professores dos cursos de bacharelado em Ciências Sociais e licenciatura em Sociologia, vinculados ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido a situação de pandemia da doença Covid-19. Nessa perspectiva, busca-se analisar em quais condições esses docentes realizaram suas atividades de trabalho, identificando e problematizando as características das estruturas físicas e virtuais utilizadas, o tempo gasto trabalhando, os seus recursos pedagógicos e a estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Sociais e Sociologia no período da pandemia do vírus SARS-CoV-2, transmissor da doença infectocontagiosa Covid-19, em que foi institucionalizado, em caráter emergencial, o ensino remoto. Com relação aos aspectos teóricos-metodológicos, entende-se como uma pesquisa qualitativa, que parte dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético (MHD) e que empiricamente se baseia em investigação documental e entrevistas de História Oral. Os dados gerados por meio destes procedimentos investigativos serão examinados por meio da Análise de Conteúdo. Nesse sentido, almeja-se alcançar os resultados mediante a confrontação de documentos escritos e de relatos dos próprios docentes sobre suas condições de trabalho em contexto de ensino remoto emergencial.