REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: materialização da BNCC na Amazônia Amapaense
BNCC. Currículo. Implementação. PROBNCC/AP. Revisão.
A presente dissertação configura-se como uma pesquisa básica na área da educação e problematiza a materialização da BNCC na Amazônia Amapaense a partir do Referencial Curricular Amapaense. Neste sentido, tem como objeto de estudo o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das narrativas dos professores formadores do PROBNCC/AP. Para isso levantamos a seguinte questão problema: Como se deu o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir da BNCC?Neste sentido, seu objetivo geral é:analisar o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das percepções dos professores formadores do PROBNCC/AP. Em viés metodológicos trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico de abordagem qualitativa que adota como método de pesquisa o materialismo histórico dialético. Como meio de apreensão de dados faz-se uso da observação e da entrevista narrativas. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) tendo como teoria geral do conhecimento o pesamento educacional de Paulo Freire e o Materialismo histórico dialético de Karl Maxr. Didaticamente, o presente texto dissertativo encontra-se organizado em 7 (sete) seções. Na seção 1 (um) denominada Introdução.Apresenta-se a temática, tema, problema, objetivos, justificativa e a organização didática do texto dissertativo. Na seção 2 (dois) denominada Método e processo metodológico.Explicita-se a metodologia usada na pesquisa, além de evidenciar as etapas de coleta, sistematização e análise dos dados apreendidos por meio do instrumento de apreensão de dados. Na seção 3(três) Currículo, Políticas Curriculares no Brasil e a Influência do Neoliberalismo.Buscamos evidenciar a importância do debate aprofundado sobre as teorias do currículo em meio as políticas de currículo buscando identificar a influência do neoliberalismo nessas políticas. Na seção 4 (quatro)Formação continuada de professores ecurrículo para o desenvolvimento humano e do trabalho.problematizamos a interfaces da formação continuada a partir da sua vinculação com o currículo nacional único. Na seção 5 (cinco) Referencial Curricular Amapaense e BNCC aproximações, distanciamento e contradições. analisamos de forma comparativas os dois documentos identificando suas respectivas aproximações, distanciamento e suas contradições. Na seção 6 (seis)Construção e Implementação do Referencial Curricular amapaense: Narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP.Descrevemos o processo de construção e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das narrativas dos professores formadores do PROBNNC/AP.Na última seção 7(sete)Considerações Finais. Retornamos aos principais achados da pesquisa.