HEGEMONIA ESTADUNIDENSE SOBRE O BRASIL: OS PROGRAMAS PDPI E ETA (2012-2018)
Ideologia. Hegemonia. Discurso. Contra Hegemonia. PDPI. ETA.
A presente Dissertação intitulada Hegemonia estadunidense sobre o Brasil: os Programas PDPI e ETA (2012-2018) teve como tema Os Acordos Bilaterais Brasil/EUA no campo da Educação e partiu do seguinte problema: de que maneira os Programas PDPI e ETA, aplicados ao ensino de Língua Inglesa na Educação Básica e Superior, decorrentes do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre Brasil e Estados Unidos, sustentam a hegemonia estadunidense na Educação brasileira? O objetivo geral foi compreender de que forma o PDPI e o ETA sustentam a manutenção da hegemonia estadunidense na Educação brasileira. Quanto aos específicos consistiram em: discutir como as categorias Ideologia, Hegemonia e Discurso estão imbricadas nas discussões acerca da supremacia norte-americana sobre o Brasil; investigar o contexto histórico de fortalecimento da hegemonia estadunidense sobre o Brasil, por meio da Educação; analisar de que maneira a proposta educacional empreendida pelos EUA para o ensino de Língua Inglesa no Brasil sustenta a hegemonia estadunidense, tendo como suporte a percepção de docentes e coordenadores participantes dos Programas PDPI e ETA. Os sujeitos de pesquisa foram os docentes-bolsistas do PDPI e as Coordenadoras do ETA/UFPA. Os loci foram Macapá/AP e o Belém/PA, e o recorte temporal delimitou-se entre os anos de 2012 a 2018. O estudo revelou que as políticas educacionais brasileiras estão fortemente relacionadas às diretrizes dos Organismos Internacionais, ressoando discursos hegemônicos de globalização e supremacia estadunidense, como modelo exitoso a ser seguido na área educacional. Os sujeitos da pesquisa ecoam discursos de modernização e eficiência, que responsabilizam o professor pela baixa qualidade na Educação e, desta maneira, terminam por sustentar a hegemonia dos Estados Unidos sobre o Brasil.