CONTRARREFORMA E EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLICAÇÕES PARA A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA UNIFAP (2003 a 2016).
Intensificação. Trabalho Docente. Contrarreforma. Expansão.
A presente pesquisa versa sobre o Trabalho Docente na Educação Superior. O objetivo geral trata de analisar o trabalho docente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Marco Zero, a partir das novas configurações assumidas pela universidade brasileira, no contexto de contrarreforma e expansão da Educação Superior com enfoque para o processo de intensificação das atividades laborais. Os objetivos específicos consistem em situar o trabalho docente na Educação Superior, no contexto de contrarreforma do Estado e da lógica de reestruturação produtiva; caracterizar o trabalho docente na expansão da Educação Superior brasileira, a partir das políticas educacionais implementadas no Governo Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010), considerando suas implicações no Estado do Amapá; verificar a concepção dos docentes da UNIFAP, acerca do processo de intensificação de suas atividades laborais. O problema de investigação decorre da seguinte pergunta: de que maneira as novas configurações assumidas pela universidade brasileira, no contexto de contrarreforma e expansão da Educação Superior, têm implicado no processo de intensificação do trabalho docente na UNIFAP – Campus Marco Zero? Definimos como categorias de análise do objeto: a) condições de trabalho, b) expansão universitária, e, c) reconfigurações do trabalho docente. Os fundamentos teórico-metodológicos estão pautados no Materialismo Histórico Dialético e na Análise do Discurso de Bakhtin, objetivando uma análise do objeto em sua totalidade, historicidade e a partir das mediações constituídas na estrutura social. Para tanto, foi realizado pesquisa bibliográfica acerca da temática e será aplicado questionário aos sujeitos da pesquisa, que se tratam dos docentes efetivos mais antigos lotados e atuantes nos diversos Cursos das diferentes áreas do conhecimento e que atuam na Graduação e/ou na Pós-Graduação da UNIFAP, assim como as análises e interpretação dos dados coletados. O locus da pesquisa é a UNIFAP (Campus Marco Zero). Assim sendo, a presente dissertação está estruturada em três seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira tratamos sobre o conceito de trabalho e trabalho docente no capitalismo, em seguida, acerca do processo de reestruturação produtiva e as mudanças decorrentes no mundo do trabalho e, posteriormente, abordamos a contrarreforma do Estado e suas implicações na Educação Superior. Na segunda discutimos sobre as implicações do REUNI para a expansão da Educação Superior e para o trabalho docente, em seguida, abordamos acerca das mediações constituídas no processo de mercadorização e transnacionalização educacional atual e, por fim, tratamos da expansão da educação superior e o trabalho docente no Amapá, a partir do exemplo da UNIFAP. Na terceira seção estarão caracterizadas as atividades dos docentes na UNIFAP, assim como a concepção destes docentes sobre a intensificação do trabalho, e por fim, serão apresentados os resultados desse processo e algumas considerações sobre o mesmo. Os resultados preliminares indicam a consolidação da intensificação do trabalho docente, assim como de precarização do trabalho diante dos processos de reestruturação produtiva, de contrarreforma do Estado e expansão universitária